Postar fotos de comida ajuda você a controlar a dieta, diz estudo

Segundo trabalho que será apresentado em maio, o hábito também ajuda a manter o peso

Pode confessar: quando você cozinha algo gostoso ou pede um prato bonito e saudável no restaurante, seus dedinhos não resistem a pegar o celular e postar no Instagram uma bela foto daquilo que em breve vai matar a sua fome, certo? Segundo a ciência, o que já virou praxe à mesa pode, na verdade, ser bom para quem está em busca de novos (e melhores) hábitos alimentares.

A constatação é de um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que será apresentado em maio na edição de 2017 da Conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, que acontecerá no estado americano do Colorado. Na pesquisa, os cientistas entrevistaram 16 pessoas que compartilhavam com frequência no Instagram o que comiam. A ideia era entender os benefícios e os desafios de usar as redes sociais para atingir objetivos na dieta e na rotina fitness.

Leia mais: Fotos de comida no Instagram: é saudável ou obsessão?

Em vez de usar um aplicativo ou diário, os voluntários fotografavam tudo o que colocavam no prato durante o dia – da salada de frutas ao hambúrguer da happy hour – e postavam no Insta com as hashtags #fooddiary e #foodjournal.  “Além de divertida, essa prática é socialmente mais apropriada para pessoas que estão fazendo dieta – todo mundo faz isso e não parece estranho”, comenta Christina Chung, líder da investigação.

De olho no que você come

A principal vantagem de clicar e postar aquilo que comemos, segundo o levantamento americano, é controlar visualmente o que estamos ingerindo e evitar, assim, o descontrole. “Quando você só tem um registro da pizza ou do doce que comeu, é fácil considerar esses momentos como ocasiões especiais”, analisa o professor Sean Munson, que também participou do estudo. “Mas quando o feed está cheio dessas comidas, você tem que dizer para si mesmo ‘espera, eu não preciso de todas essas ocasiões especais’”, observa.

Entenda: Hábito de postar fotos pós-treino pode ser perigoso, diz estudo

Os participantes também notaram que o apoio de outros usuários da rede social fez com que eles se mantivessem firmes em seus objetivos. Ajudar outras pessoas também se mostrou uma medida efetiva na mudança de hábitos dos entrevistados.

Compartilhar no feed o prato foi positivo até para quem já incluiu alimentos saudáveis na rotina ou perdeu o tanto de peso que gostaria. Essas pessoas notaram que foi mais fácil manter os novos comportamentos e continuar conscientes sobre o que é bom para a saúde.

Instagram x Facebook

E quem não tem Instagram? É possível ter esses resultados com o Facebook também? Segundo a pesquisa, não. Por ser possível criar várias contas diferentes, os homens e as mulheres do estudo consideraram mais fácil participar de comunidades e encontrar pessoas com interesses em comum no Insta.

Mas, não se preocupe: se seus amigos do Face não se importam de saber mais da sua vida além das festas e do seu cachorro fofo, vale compartilhar suas comidas favoritas por lá também. No fim, o que importa é o quanto isso vai ajudar você a se tornar de vez uma garota #AtitudeBoaForma.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Ricardo Strong

    THERMO ABDOMEN BLACK – 60 TABS – BODY ACTION
    Apenas R$52,65
    Loja >> http://www.strongsuplementos.com.br

    Curtir

  2. Ajuda o Ego tambem , bom tira uma fotoe mostrar pros amigos viruais que estamos nos alimentando bem!

    Curtir