3 sinais de que você está passando muito tempo sentado

Veja também algumas dicas para evitar o problema

Por Larissa Serpa Atualizado em 11 nov 2021, 13h32 - Publicado em 23 nov 2021, 13h17

Seja no home office ou no escritório, trabalhar em frente ao computador precisa ser feito com cautela e acompanhado de uma rotina que previna o surgimento de dores, principalmente as causadas pelo simples fato de se passar muito tempo sentado.

Mas muitas vezes ficamos tão focados nos afazeres que até esquecemos de fazer pausas — ou então a pausa é para o sofá, onde ficamos sentados novamente.

Por isso, conversamos com David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, para entender alguns sinais de que é hora de se levantar:

  • Dor na virilha

Sabe quando você viaja muitos horas de carro e, ao finalmente sair do veículo, sente a virilha “puxando”? “Essa dor é provocada, na maioria das vezes, pela articulação do quadril”, explica David.

  • Dor lombar

“O incômodo na região posterior das costas possui origem na própria coluna lombar e, mesmo sendo muito comum, pode indicar complicações mais graves quando a recorrência é frequente.”

  • Dor no quadril

Se você sente esse tipo de dor que vem no osso do quadril, preste muita atenção! “Dores na região quadril, após muito tempo sentado, podem indicar que a cartilagem e/ou estruturas próximas da mesma estão sendo machucadas, sendo sinal de grande alerta.”

O QUE FAZER SE VOCÊ SENTE ESSAS DORES

Se elas são muito frequentes, procure um médico ortopedista para entender seu diagnóstico.

Continua após a publicidade

Já, se elas são pontuais, não há grandes motivos para pânico, há algumas hábitos para você incluir na rotina que resolvem o quadro.

“A ginástica laboral é fundamental durante o período de ofício remoto e evita que o indivíduo permaneça por muito tempo na mesma posição, porque a falta dela resulta em lesões e dores musculares”, explica o fisiologista do exercício da Nilo Saúde, William Komatsu.

Ele reuniu quatro práticas físicas simples, inspiradas na ginástica laboral, que podem fazer muita diferença no seu dia a dia:

  • Levantar a cada um hora

É importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Coloque o despertador a cada uma hora para sinalizar o momento de deixar a cadeira de lado. Nesse momento, movimente-se, suba escadas ou simplesmente vá ao quintal/sacada para tomar um pouco de ar fresco.

  • Fazer alongamento

Quando passamos longos períodos na mesma posição, nosso corpo sofre, por isso é preciso lembrar de se alongar. Exercícios como estender os braços, o pescoço e as pernas, são importantes para tirar a sensação pesada nas articulações .

“É sempre bom reforçar que o alongamento é uma prática extremamente necessária, tanto para pessoas que praticam exercícios físicos, quanto para sedentários, pois melhora a flexibilidade e mobilidade do corpo a partir do estiramento das fibras musculares”, diz William.

  • Trabalhar tornozelos, punhos e antebraço

Um dos problemas de trabalhar horas sentado na mesma posição são as tendinites. Elas podem causar dores localizadas, fazendo com que os membros afetados inchem. Essa inflamação é muito comum em tornozelos, punhos e ombros.

Então, para evitar desgaste destas áreas do corpo, invista em pausas durante o trabalho e faça movimentos circulares com essas articulações.

  • Levantar para se hidratar

Durante o expediente, é comum deixarmos aquela garrafinha de água abastecida próxima ao notebook, porém, evite encher a garrafa até o limite. Coloque uma quantidade média de água para forçar novas idas ao filtro para buscar a bebida. Com isso, você se levanta, arruma a postura e movimenta o corpo para realizar outra coisa importante: a hidratação.

Continua após a publicidade

Publicidade