Continua após publicidade

Balança de bioimpedância: o que é, para que serve e como usar

A balança de bioimpedância é uma ferramenta super precisa e que colabora para o acompanhamento na mudança de hábitos de vida.

Por Marcela De Mingo
24 fev 2023, 08h00

Na hora de cuidar da saúde, podemos usar muitas ferramentas. A balança de bioimpedância é uma delas. Famosa nos consultórios de nutrição e nutrologia, essa ferramenta é bastante importante para fazer o correto acompanhamento na evolução do tratamento. Vamos entender mais sobre ela nos parágrafos abaixo: 

PARA QUE SERVE UMA BALANÇA DE BIOIMPEDÂNCIA? 

A balança de bioimpedância é, como diz o nome, uma balança. Porém, ao contrário de uma balança tradicional, ela não mede apenas o peso do paciente, mas também o seu percentual de gordura, massa muscular e níveis de água corporal e de gordura visceral (aquela que acumula ao redor dos órgãos). Muitas balanças como essas também medem a taxa metabólica basal, isso é, a quantidade de calorias que uma pessoa gasta sem atividade física, e a densidade óssea. 

Para fazer tudo isso, esse aparelho conta com placas de metal que conduzem um tipo de corrente elétrica muito fraco, que passa pelo corpo quando a balança é acionada, e mede índices que estão muito além do peso

Continua após a publicidade

Essa corrente viaja facilmente pela água, por isso, os tecidos normalmente muito hidratados, como músculos, fazem com que essa corrente viaje rapidamente. Já gorduras e ossos, que possuem pouca água e são mais densos, dificultam a passagem da corrente. O resultado de toda essa “viagem” são os índices que vemos medidos ao final do exame. 

Para saber todas essas informações, é fácil: basta subir na balança descalço, sem meias e com o mínimo de roupas, e colocar os pés sobre as placas de metal. 

QUAL A PRECISÃO DE UMA BALANÇA DE BIOIMPEDÂNCIA?

Continua após a publicidade

A balança de bioimpedância é muito precisa justamente porque faz uma medição diferente de um modelo tradicional. Essa balança não mede apenas o seu peso, mas, sim, toda a sua composição corporal por uma descarga elétrica fraca. 

Porém, é importante notar que as balanças que encontramos nos consultórios médicos são mais precisas do que as balanças de bioimpedância pensadas para o ambiente doméstico. 

Isso porque, via de regra, as balanças profissionais contam com suportes para as mãos – ou seja, além de colocar os pés sobre as placas de metal, você também coloca o dedão das duas mãos sobre pequenas placas metálicas, o que aumenta a precisão das medições para a parte superior do corpo, como tronco e cabeça. 

Continua após a publicidade

Além disso, para garantir que o exame seja o mais preciso possível, vale a pena seguir algumas recomendações: 

  • Evitar comer, beber café ou fazer exercícios físicos por até 4 horas antes da pesagem
  • Beber de 2 a 4 copos de água até 2 horas antes do exame
  • Evitar bebidas alcoólicas por até 24 horas antes do exame
  • Não passar cremes ou loções nas mãos ou pés 

Com isso, a balança consegue um resultado mais adequado e preciso e o acompanhamento médico pode ser mais assertivo – o seu nutricionista vai saber como montar um plano alimentar mais adequado a partir dessas informações, por exemplo. Fora isso, também é perfeito para saber a sua evolução. 

O ideal, porém, é evitar usar a balança todos os dias, mas usá-la uma vez por mês ou por semana, dependendo das suas necessidades e da recomendação dos profissionais. 

Continua após a publicidade

QUAL A MARGEM DE ERRO DA BIOIMPEDÂNCIA?

Assim como todo exame, a balança de bioimpedância também trabalha com uma margem de erro – lembrando que, quanto mais de acordo com as recomendações acima você estiver, menores serão as chances de erro e mais preciso será o exame. 

Porém, a bioimpedância trabalha com uma margem de erro de 2 a 3% para a porcentagem de gordura corporal, de acordo com alguns estudos. 

Continua após a publicidade

QUEM NÃO PODE USAR A BALANÇA DE BIOIMPEDÂNCIA? 

A balança de bioimpedância é um acessório bastante inclusivo e que pode ser usado por quase todas as pessoas. As únicas contraindicações são mulheres que estão gestantes e portadores de marca-passo, já que funciona a partir da liberação de uma corrente elétrica que pode interferir com o aparelho. 

No geral, é um exame indicado para ambos os sexos e todas as idades, sem restrição. 

Publicidade