Cacau Protásio emagrece 30 kg após perceber que não conseguia mais trabalhar
Atriz tem adotado uma alimentação mais saudável e incorporado exercícios físicos à rotina

Em entrevista ao Extra durante o evento “Noite da aclamação”, organizado por Léo Santana e Lore Improta, Cacau Protásio, de 49 anos, desabafou sobre o seu processo de emagrecimento e revelou o que a motivou a buscar uma mudança em seu estilo de vida. Ela eliminou 30kg e tem adotado uma alimentação mais balanceada e a prática regular de atividades físicas em seu dia a dia.
“Estou num processo de emagrecimento porque não aguentava mais usar salto alto, não tinha resistência para trabalhar, ficar em pé, entrar em cena… Minha chave virou quando vi que não estava conseguindo trabalhar“, disse.
Ela também contou que não costuma se importar com as criticas sobre seu corpo. “A maioria que fala do outro e se incomoda, reflete, na verdade, o que ela está sentindo. Quando fala demais é porque não está bem com ela mesma. Mas não sigo o que as outras pessoas falam, não. Estou feliz do jeito que estou caminhando“, desabafou.
5 passos para emagrecer de forma saudável
1Comece aos poucos e com equilíbrio
Há quem acredite que, para obter resultados, é preciso mudar toda a sua vida e rotina de um dia para o outro. Mas, na verdade, o ideal é ir aos poucos e respeitar o seu próprio tempo. Dessa forma, você também consegue obter bons rendimentos no processo de emagrecimento.
De acordo com Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável, os hábitos saudáveis devem ser inseridos de forma gradativa e equilibrada no dia a dia.
“Comece parando de ingerir certos alimentos e quantidades, depois vá para uma alimentação mais saudável e assim por diante. Assim, essas mudanças podem ser mais duradouras”, sugere.
2Faça exercícios e atividades que te deem prazer
Musculação, pilates, esportes, danças e yoga são apenas alguns exemplos das várias atividades físicas que podem ser praticadas. Para escolher entre todas as opções, é relevante levar em consideração os seus gostos e a sua personalidade.
É fundamental ressaltar que manter o corpo em movimento não só gera a perda de peso como também melhora a condição física, o funcionamento biológico e diminui o risco de doenças cardiovasculares.
“Respeitar a individualidade e limite pessoal, pode ajudar de forma benéfica para a jornada de emagrecimento, pois quando a gente realiza atividades que nos dão prazer, além de queimar calorias, estamos alimentando a saúde da nossa mente e do corpo”, diz a especialista.
3Tenha comprometimento com novos hábitos alimentares
Para facilitar a perda de peso, Edivana afirma que ter uma rotina equilibrada é indispensável. Então, “regularize” o seu organismo, tendo um horário correto para comer e se manter nutrido e seguindo um plano alimentar elaborado por um profissional.
“Isso vai te ajudar a manter o metabolismo acelerado e a avisar o cérebro que o corpo pode queimar calorias, porque o corpo as gasta mesmo em repouso. No entanto, é preciso manter um déficit calórico acentuado e supervisionado por um nutricionista e não deve estocá-las”, explica ela.
4Beba água
Beber água da forma adequada beneficia a saúde do corpo de forma geral e faz uma grande diferença para a jornada do emagrecimento.
“A água é vital para o nosso corpo, já que ela auxilia na absorção de nutrientes, transporta as vitaminas por todo o organismo e contribui para um bom funcionamento geral de todos os órgãos”, declara Edivana.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos saudáveis consumam, no mínimo, dois litros de água por dia.
5Cuide da sua saúde mental
A mente e o corpo precisam estar em harmonia e devem ser cuidados igualmente. A saúde mental é necessária para ter autocontrole e bem-estar, condições essenciais para conseguir bons resultados ao passar pelo emagrecimento.
“Não dá para pensar apenas em um ou no outro, pois se a nossa mente está fragilizada, geralmente compensamos na alimentação. E se focamos apenas no corpo, podemos desenvolver problemas sérios, como ansiedade. Por isso, exercitar também o ato de não se comparar a padrões, fará com que cada pessoa encontre o seu próprio caminho”, aponta a especialista.