Como evitar um resfriado antes mesmo de começar

Especialistas comentam a importância de manter o sistema imunológico protegido com dicas para melhorar a imunidade e a saúde

Por Victoria Theonila Atualizado em 28 jun 2021, 12h21 - Publicado em 28 jun 2021, 09h00

Com a chegada do inverno, os casos de resfriados aumentam e os incômodos da doença podem atrapalhar os dias de lazer e trabalho. Que tal evitar o vírus dessa doença e os sintomas, antes mesmo de começarem? “Desenvolver um sistema imunológico forte enquanto você está saudável pode sustentar seu corpo enquanto ele se familiariza com o novo vírus no caso de você ficar doente”, ressalta o endocrinologista e médico do esporte Dr. Guilherme Renke.

O resfriado é um tipo de infecção viral que atinge principalmente o nariz e a garganta e pode ser causado por 200 tipos de vírus diferentes, mas o mais comum e conhecido é o rinovírus, de acordo com a Rede São Luiz. Transmitido de forma fácil e rápida, como por meio de contatos com partículas de saliva e secreções. A manifestação da doença começa com uma leve dor no corpo, coriza, congestão… até que surgem as dores de cabeça, dor de garganta e espirros.

DICAS PARA EVITAR RESFRIADOS

  • Mantenha uma dieta balanceada

Cada corpo precisa de uma certa quantidade de vitaminas e minerais diferente, por isso, a quantia ideal deve ser indicada por um profissional. Mas, no geral, aposte em alimentos “de verdade” (e não comidas ultra processadas como fastfood) e siga uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos, gorduras saudáveis e proteínas magras, que irão oferecer ao corpo a melhor variedade de nutrientes.

  • Durma o suficiente

Confira aqui o tempo ideal de descanso para uma imunidade boa.

Você já percebeu que, com as temperaturas mais baixas, aumentam as dificuldades de respirar? Isso acontece por conta da baixa umidade do ar, tornando o tempo mais seco. Por isso, manter um umidificador de ar durante a noite pode ajudar. Isso deixará as membranas mucosas mais úmidas e consequentemente facilitará a respiração.

  • Vá de Vitamina C

Presente nas frutas cítricas, a vitamina C é uma grande aliada do sistema imune e “embora os cientistas ainda não tenham certeza de como isso ajuda, a vitamina C pode reduzir a duração dos sintomas do resfriado comum e melhorar a função do sistema imunológico humano. Laranja, limão e tangerina são exemplos de frutas ricas em vitamina C”, diz a nutricionista ortomolecular e funcional, Dra. Luciana Harfenist.

  • Higienize bem as mãos

Uma vez que o vírus do resfriado também pode se propagar pelo contato pele a pele, é importante manter esse hábito em dia. Para isso, lave bem as mãos com sabonete e não esqueça o álcool em gel quando precisar sair de casa! Evite também ficar tocando a boca, o nariz e os olhos.

  • Pratique atividades físicas regulares e evite fumar

    Movimentar-se faz com que os hormônios no corpo fiquem regulados, ajudando o corpo a responder mais rápido a vírus e outros organismos prejudiciais. Ao contrário, hábitos como sedentarismo ou fumar têm o efeito contrário, atrasando a resposta imune do nosso corpo.

    “Essas são algumas das maneiras mais importantes de ajudar a manter o sistema imunológico saudável e reduzir as chances de infecção e doença”, explica Guilherme.

    + Aprenda a diferenciar sintomas do coronavírus, gripe, resfriado e alergia

    Continua após a publicidade

    SHOTS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

    Quer incluir na rotina um shot matinal de imunidade, a fim de fortalecer ainda mais o sistema imunológico? Confira as opções indicadas por Luciana Harfenist.

    Shot de carvão ativado

    1 limão espremido +
    1/2 colher de café moído com carvão vegetal ativado +
    uma xícara de água quente

    Misture os ingredientes.

    Shot de limão com chá de vinagre

    1 Limão espremido +
    1 colher de chá de vinagre de maçã +
    1 colher de café de gengibre ralado +
    1/2 colher de café de açafrão-da-terra (ou cúrcuma) +
    1 pitada de pimenta caiena +
    50 ml de água

    Misture os ingredientes.

    Shot de cúrcuma

    1/2 colher de café de açafrão-da-terra (ou cúrcuma) +
    1/2 unidade de cenoura ralada +
    1 unidade de laranja pera espremida +
    1 pitada de pimenta caiena +
    50 ml de água

    No mixer, bata todos os ingredientes até obter um suco grosso. Coe em uma peneira fina. Se necessário adicione mais água.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade