5 dicas para se manter saudável e combater a obesidade
Existem hábitos que você pode começar a nutrir hoje mesmo para conquistar um estilo de vida mais saudável
Nós falamos com frequência sobre a importância de manter uma rotina saudável, com hábitos que ajudam no combate da obesidade. Porém, para deixar esse assunto ainda mais prático e fácil de entender, juntamos dicas que você pode começar a aplicar hoje para construir um dia a dia mais saudável.
O PROBLEMA DA OBESIDADE
Fato é: a obesidade deixou de ser uma questão pontual para se tornar uma questão de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – sendo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.
Essa condição é caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, em indivíduos com um índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 30 – esse cálculo é feito dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
“São diversos os fatores que podem levar à obesidade, desde os não modificáveis, como a genética, até os modificáveis, como o estilo de vida”, explica Giselle Felix, fisioterapeuta e especialista em bem-estar da WinSocial. “Embora nos traga facilidades, a vida moderna tem provocado o aumento do consumo de alimentos industrializados ricos em conservantes, a diminuição dos níveis de atividade física, taxas elevadas de pessoas convivendo com ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono.“
Além disso, a deficiência dos mecanismos neuroendócrinos, como a produção de hormônios relacionados ao apetite e à saciedade, a utilização de medicamentos com efeitos colaterais que levam a um aumento de peso, também podem causar a obesidade.
OBESIDADE É UMA DOENÇA CRÔNICA
Não é à toa que se fala tanto sobre o combate à obesidade. Por ser considerada uma doença crônica, ela traz uma série de complicações que interferem diretamente na qualidade de vida dos pacientes, como distúrbios do sono, doenças cardiovasculares, diabetes e questões emocionais.
“Essas complicações surgem por uma série de motivos, dentre eles, porque a gordura corporal excessiva provoca um estado inflamatório constante em todo o organismo”, explica Giselle.
5 DICAS PARA SE MANTER SAUDÁVEL E COMBATER A OBESIDADE
Visto isso, é bastante importante manter em mente que o combate à obesidade é um esforço diário, resultado de uma rotina saudável tanto física quanto emocionalmente. Veja, abaixo, algumas dicas da fisioterapeuta para colocar em prática:
1Construa a sua consciência alimentar
Antes de preparar uma refeição, tente planejar e organizar a rotina, pensando nos tipos de alimentos que você está consumindo. Você até pode comer doces e industrializados, porém, sempre pensando em um limite para esses tipos de alimentos. “Uma dieta saudável deve trazer um prato rico em vitaminas e nutrientes, mas, se você não possui um hábito saudável, trazer a consciência alimentar é uma saída. Com ela, você deve se perguntar quais os limites de gordura e doces, se está mesmo nutrindo seu corpo, ou ainda se em determinada hora você está realmente com fome ou se está fazendo ‘beliscos’ exagerados em sua rotina.”
Beba água
Para evitar inúmeros tipos de problemas à saúde e para a prevenção de diversas doenças, recomenda-se beber bastante água – e se você quer prevenir a obesidade, não é diferente. A água, além de limpar e desintoxicar impurezas do corpo, ajuda na hidratação, melhora a digestão e o metabolismo.
3Tenha uma boa noite de sono
Dormir bem é outra dica para todas as pessoas e serve para combater uma série de doenças. “Isso porque uma boa noite de sono influencia nas células neuroendócrinas e em outras funções que permitem uma melhor função corporal. Uma noite mal dormida pode prejudicar os hormônios relacionados ao apetite, além de alterar até o bom humor e energia”, explica a especialista em bem-estar.
4Não deixe para trás os exercícios físicos
Os níveis de atividade física regulares, são um forte preditor da manutenção do peso a longo prazo, e levam para uma melhor estabilização do peso se comparados à dieta isolada. “A relação dose-resposta entre os níveis de atividade física e a magnitude da perda de peso pode ser observada acima de 150 min/semana de atividade física, podendo resultar em perda moderada de peso, entre 2 e 3 kg”, explica. “Para uma perda de peso entre 5 a 7,5 kg, devemos pensar em práticas de atividade física por períodos superiores a 225–420 min/semana. É importante mencionar, que independente dos resultados da perda de peso, indivíduos obesos que se exercitam regularmente têm função cardiovascular melhorada, menor risco cardiovascular e menor perda de massa muscular. Níveis moderados a altos de atividade física frequente reduzem o risco de mortalidade.”
Dê hoje o primeiro passo a favor do seu bem-estar
“É comum aquela ideia do ‘amanhã eu começo’, porém, uma das principais dicas que posso dar é: comece! Mesmo com medo ou preguiça, dê o primeiro passo, vá no seu ritmo e lembre-se que a ideia principal não é nutrir um corpo escultural ou fazer desafios fora do comum para emagrecer. O objetivo é dar o primeiro passo a favor do seu próprio bem-estar. Uma rotina saudável pode, além de prevenir a obesidade, dar mais energia e alegria para realizar tarefas simples do dia-a-dia. Todo movimento conta!”, encoraja.