Exercício físico previne problemas cardíacos? Especialista explica
Cardiologista comenta sobre os principais cuidados para diminuir o risco de desenvolver essas doenças
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que cerca de 400 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência dessas condições.
A prevenção dos problemas cardiovasculares envolve uma série de cuidados – que devem ser adotados de maneira consistente no dia a dia.
Entre os pilares mais importantes para evitá-los estão a dieta balanceada, o gerenciamento do estresse, o controle do peso corporal, o acompanhamento médico periódico e a prática regular de atividades físicas.
Ficar longe de vícios como o tabagismo e o álcool é outra medida considerada indispensável para manter o sistema cardiovascular em bom funcionamento.
Exercício físico previne problemas cardíacos?
O cardiologista Dr. Rafael Marchetti revela que um estilo de vida ativo desempenha um papel fundamental na prevenção de problemas cardíacos.
De acordo com o médico, movimentar o corpo regularmente não só fortalece o coração, mas também melhora diversos fatores de risco, como colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade.
O exercício contribui positivamente para os vasos sanguíneos, diminuindo o risco de entupimentos arteriais e infartos.
Além disso, favorece o combate ao estresse, à ansiedade e aos sintomas depressivos, já que promove a liberação de neurotransmissores associados à sensação de felicidade e bem-estar.
Um estudo recente divulgado na revista Sports Medicine Open mostra que quem pratica esportes desde a infância desfruta de benefícios permanentes ao coração.
“A atividade física melhora a sensibilidade à insulina, regula o perfil lipídico e reduz o estresse, que são fatores fundamentais para proteger o coração a longo prazo”, completa Marchetti.
“A aptidão cardiorrespiratória é um dos melhores indicadores de saúde cardiovascular. Avaliar o VO2 máximo, que mede a capacidade do corpo de utilizar oxigênio durante o exercício, é tão importante quanto checar a pressão arterial ou a frequência cardíaca”, destaca ele.
Como incluir exercícios na rotina?
A ciência já provou que a inatividade física é um dos piores vilões da saúde e da funcionalidade do nosso corpo. No entanto, a rotina moderna tem tornado cada vez mais difícil incluir a prática regular de atividades físicas na agenda.
Diante desse cenário, alguns especialistas já falam até mesmo em “pandemia do sedentarismo”. Para o Dr. Rafael Marchetti, mesmo em meio à correria do dia dia, é importante tentar encontrar maneiras simples de se movimentar.
“Começar com caminhadas diárias e atividades aeróbicas leves já melhora a circulação e reduz os riscos de problemas cardíacos. O mais valioso é criar uma rotina e manter a regularidade”, pontua.
A recomendação geral é de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.
“Pequenos movimentos no dia a dia já trazem benefícios, como caminhar 10 minutos ou ficar mais tempo em pé no trabalho. O importante é iniciar e, com o tempo, buscar atingir os 150 minutos semanais.”
“O melhor custo-benefício é encontrar um tipo de exercício que se encaixe na rotina e seja prazeroso”, aconselha o especialista.
Vale destacar que passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática de uma atividade física faz toda a diferença para garantir a sua segurança e evitar possíveis complicações.
“A avaliação médica é fundamental para exercícios moderados a intensos, mas isso não deve ser um impeditivo para começar com atividades leves no dia a dia”, finaliza o Dr. Rafael.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Horóscopo semanal: de 10 a 16 de novembro de 2025
Cadeira abdutora e adutora: ajuste de postura para potencializar seu treino
Exercícios de ponte: fortaleça seu core e melhore a estabilidade do corpo
5 exercícios para fortalecer o tríceps e definir o músculo do ‘tchauzinho’
Tempo curto para treinar? Veja o que priorizar: cardio ou musculação!





