Continua após publicidade

Inchaço no rosto e no corpo: o que significa e como evitar?

Em alguns casos, o edema pode ser um sinal de doenças sérias

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 16 dez 2022, 11h02 - Publicado em 2 dez 2022, 14h00

Muitas pessoas apresentam inchaços no corpo ou no rosto, sobretudo ao acordar e nos dias mais quentes. A exposição à fontes de calor e o clima são fatores que podem contribuir para o surgimento do problema, uma vez que os nossos vasos sanguíneos dilatam na tentativa de regular a temperatura corporal.

“Isso faz com que uma quantidade maior de líquidos saia de dentro do vaso para os tecidos, levando ao inchaço (edema)”, afirma a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

De acordo com ela, no final do dia, o inchaço tende a acumular mais nas pernas e nos pés. “Já ao acordar, o problema é mais evidente no rosto, principalmente nas pálpebras”, acrescenta a médica.

É fundamental ressaltar que o edema pode ser um sinal de alguma doença mais séria. Por essa razão, a Dra. Fabiana destaca a importância de buscar orientação médica.

“O edema pode ser sinal de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, cirrose hepática e hipotireoidismo. Caso o inchaço seja muito grande, fugindo do padrão habitual, o ideal é procurar atendimento médico”, alerta a dermatologista.

Continua após a publicidade

Como evitar o inchaço?

Existem condutas que podem auxiliar a melhorar o inchaço, principalmente nos dias com temperaturas elevadas, segundo a especialista.

  • Evitar alimentos e bebidas com muito sódio, como os refrigerantes;
  • Praticar exercícios físicos, pois eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea;
  • Ingerir água para promover a regulação da temperatura corporal e da quantidade de líquido no organismo;

Além disso, a drenagem linfática e o uso de meias elásticas de forma orientada pelo médico também podem auxiliar na eliminação do excesso de líquidos nos tecidos corporais.

Para os inchaços no rosto, a Dra. Fabiana indica drenagens e a utilização de massageadores faciais. “Podemos aplicar compressas geladas e usar os rolinhos de jade ou qualquer roller que esteja geladinho (recomendo deixar na geladeira). A temperatura mais fria promove vasoconstrição e ajuda a diminuir o edema e os movimentos vão auxiliar na eliminação do líquido em excesso pelo sistema linfático”, diz.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade