Continua após publicidade

Medo do domingo: acredite, a ciência confirma que ele realmente existe

Apesar de ser comum sentir medo do domingo, as horas que antecedem a segunda-feira não precisam ser cheias de ansiedade. Entenda!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 25 out 2023, 10h00
Entenda por que algumas pessoas têm medo de domingo
Entenda por que algumas pessoas têm medo de domingo (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Depois de dois dias de descanso ou diversão, sempre chega aquele temido momento: as horas que antecedem a manhã de segunda-feira. Se você se identifica com isso, provavelmente faz parte do grupo de pessoas que têm medo do domingo.

Uma pesquisa da Monster.com revelou que 80% das pessoas têm o que chamam de “tristeza dominical”. Mas, embora o fenômeno seja comum, o estresse que o acompanha, embora também seja normal, é muito ruim para você.

Os domingos são o dia número 1 da semana para ataques de pânico, de acordo com um estudo publicado na PLOS One. E, com exceção dos feriados, o domingo é o maior dia para quem procura tratamento para úlcera péptica, outro problema de saúde associado ao estresse, segundo estudo do World Journal of Gastroenterology.

Por que as pessoas têm medo do domingo?

O normal seria pensar que, no domingo à noite, você se sentiria revigorado depois de dois dias de folga, certo? Errado. A realidade não é tão simples. Isso porque muitas pessoas não dedicam tempo suficiente no fim de semana para rejuvenescer após a semana de trabalho. Então, quando chega a hora de voltar à rotina, você não está mentalmente preparado.

Além disso, outro motivo para ter medo do domingo é que algumas pessoas ficam mais tendenciosas a focar na preocupação, tendendo a imaginar as tarefas do dia seguinte repetidamente ou, então, cenários estressantes da semana passada, criando um efeito de bola de neve de nervoso.

Continua após a publicidade

Segundo os estudiosos, as representações mentais cognitivas que existem de estudos, especialmente aquelas que são negativas e estressantes, provocam a mesma resposta fisiológica ao estresse ou uma resposta semelhante aos estressores reais quando os estamos vivendo. Até mesmo a preocupação com o que está por vir ativa essa resposta ao estresse.

Outro problema é que o estresse da noite de domingo é particularmente difícil de se livrar, uma vez que, nesse período, você está tentando relaxar, então não vai tentar se adaptativa ou fugir, absorvendo os hormônios do estresse.

Ainda há esperança, no entanto. Pare de se preocupar antes que isso o mantenha acordado a noite toda – segundas-feiras já são ruins o suficiente sem ficar exausto – e limpe sua cabeça com essas estratégias para afastar os assustadores de domingo.

5 dicas para você perder o medo do domingo

1

Na sexta-feira: faça uma lista

No final da semana, faça a lista de tarefas de segunda-feira e deixe-a na sua mesa. Assim. Tudo para a próxima semana estará em ordem, ou pelo menos no papel, e será menos provável que você sinta que tem pontas soltas durante o fim de semana. Se você esquecer, reserve 15 minutos no sábado, faça uma lista e não a leia novamente até segunda-feira de manhã

2

Fim de semana inteiro: evite e-mails de trabalho

Continua após a publicidade

Se você realmente não precisa verificar o e-mail comercial no fim de semana, não faça isso. Costumava haver essa expectativa de ter tempo livre no fim de semana para concluir as coisas que você precisa fazer. Agora, contudo, podemos verificar o trabalho fora do horário de trabalho, o que torna difícil nos desconectarmos e relaxarmos emocionalmente.

3

Fim de semana inteiro: divirta-se, mas não festeje muito

Não há nada melhor do que relaxar com os amigos no fim de semana para desabafar. O segredo é sair, se divertir e tomar um drink, sem se cansar. Uma das melhores coisas que você pode fazer é dormir bem, pois é aí que acontece a maior parte do nosso reparo e rejuvenescimento. E quando se trata de beber, lembre-se da velha frase “tudo com moderação”, uma vez que o excesso de álcool pode prejudicar o sono.

Continua após a publicidade
4

Todo o fim de semana: faça o oposto do seu trabalho

Pense no tipo de energia que seu trabalho exige. Energia mental? Energia física? Passe o fim de semana fazendo o oposto. Então, se você tem um trabalho cognitivamente exigente, onde você está pesquisando dados, planilhas, etc., faça algo não tão cognitivo ou que não exija um foco tão preciso, que lhe permita usar sua imaginação e ser criativo. Já se você tem um trabalho físico, dê ao seu corpo tempo suficiente para descansar e fazer algo que possa ser mais estimulante mentalmente. Isso permite que você reabasteça os recursos mentais ou físicos necessários para ter uma semana de sucesso.

Continua após a publicidade
5

No domingo à noite: dê um descanso aos seus colegas de trabalho

Grande reunião com um colega de trabalho difícil na segunda-feira? Não está de acordo com seu chefe? O estresse social no trabalho pode tornar mais difícil relaxar no domingo à noite e dormir bem naquela noite, sugere um estudo publicado no Journal of Occupational Health Psychology. É fácil deixar conflitos não resolvidos no escritório se espalharem pelo fim de semana, e também pode ser estressante ponderar sobre uma próxima interação com uma pessoa difícil. Então, experimente a reestruturação cognitiva: pense na interação e tente ver, tanto quanto possível, o lado bom da pessoa na interação ou pense se há alguma maneira potencial de obter um bom resultado. Talvez se você tentar ver de onde essa pessoa vem, ela não parecerá tão irritante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.