Saúde da mulher 50+: 5 dicas essenciais para uma longevidade ativa e saudável
Alimentação equilibrada, movimento e bem-estar emocional são pilares para viver mais e melhor

Com o passar dos anos, o corpo feminino passa por mudanças importantes que exigem atenção especial. A partir dos 50 anos, questões como saúde cardiovascular, imunidade, articulações e ossos, além da preservação da massa muscular e do equilíbrio emocional, tornam-se prioridades.
“A longevidade saudável envolve uma série de fatores que vão além do tempo: trata-se de cuidar do corpo e da mente com pequenas atitudes diárias”, explica Dra. Valéria Rosenfeld, gerente médica de Nestlé Health Science.
Pensando na saúde da mulher 50+, a especialista listou cinco pilares fundamentais para uma vida longa e com qualidade:
1Cuide da saúde do coração: Após os 50, é essencial dedicar atenção especial ao coração. Alimentos com ômega 3, que pode ser encontrado no salmão, bacalhau, sardinha e por meio de suplementos, ajudam a fortalecer a saúde cardiovascular. Também chamada de “gordura boa”, o ômega 3 atua na diminuição da inflamação, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças inflamatórias, infecções, além de reduzir a ocorrência de lesões, de alterações imunológicas e o declínio cognitivo.
2
Preserve a massa muscular: “A perda de força e de massa muscular acontece naturalmente com a idade, mas pode ser combatida com exercícios de resistência e a ingestão adequada de proteínas de qualidade. Essa combinação mantém a mobilidade, autonomia e bem-estar”, afirma a gerente médica.
3Fortaleça a imunidade e o intestino: “Uma microbiota intestinal saudável fortalece o sistema imune, melhora o humor e reduz o estresse. E tudo isso impacta diretamente a qualidade de vida na maturidade. Mantenha a hidratação em dia e busque alimentos com fibra ”, destaca a especialista.
4
Invista em alimentos com ação antioxidante: “Café, cacau e outros alimentos ricos em polifenóis podem ajudar a combater o envelhecimento celular, protegendo o corpo de doenças crônicas como diabetes e obesidade”, explica. Uma dieta rica em antioxidantes é um dos segredos para envelhecer com mais vitalidade.
5Valorize o sono e o bem-estar emocional: “Dormir bem e controlar o estresse são práticas indispensáveis para a saúde depois dos 50. O descanso adequado regula as funções metabólicas, equilibra emoções e contribui para a qualidade de vida”, afirma.
“Mais importante do que viver muitos anos é viver com saúde e qualidade. Nestlé Health Science acredita que a longevidade pode, e deve, ser vivida com vitalidade, e é por isso que nosso portfólio traz soluções nutricionais pensadas para cada fase da vida”, finaliza a Dra Valéria Rosenfeld, gerente médica de Nestlé Health Science.
Ao pensar em longevidade, o cuidado precisa ser diário e personalizado, com orientações profissionais. Com escolhas simples e consistentes, é possível aproveitar cada fase da vida com saúde e autonomia.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.