4 chás que vão turbinar a sua saúde

Com as ervas certas, a bebida quentinha ajuda a relaxar, desintoxicar o organismo e a mandar embora os quilinhos extras. Quer saber o benefício de cada uma deles? A gente conta aqui

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 21 out 2024, 19h20 - Publicado em 17 set 2015, 13h47
TongRo Images/ Thinkstock/ Getty Images
TongRo Images/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Você pode até não ser fã de chá, mas saiba que incluir a bebida na dieta pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. O de jasmim, por exemplo, melhora o sistema imunológico. Já o chá verde acelera o metabolismo. Para facilitar a sua vida, elaboramos um top quatro com os chás mais poderosos.

1. Chá de gengibre e limão

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas, antioxidantes e antiinflamatórias. “É um fitoterápico excelente para controlar a produção excessiva de radicais livres, diminuir processos inflamatórios e estimular a queima de gordura abdominal”, garante o nutricionista Luciano Bruno, de Piracicaba (SP). Já o limão, na dose certa, ajuda a desintoxicar, queimar gordurinhas e aumenta a vitalidade.

2. Chá de jasmim

Rico em antioxidantes, o aromático chazinho melhora o sistema imunológico, reduz o colesterol e a pressão arterial. E mais: os chineses acreditam que a bebida é uma poderosa aliada contra a infertilidade e também um ótimo afrodisíaco (oba, libido nas alturas!).

3. Chá verde

O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

4. Chá de hortelã

A folha de hortelã é usada para facilitar a digestão. Por isso, a sugestão é consumir o chá após as refeições. Ele também ajuda a aliviar a dor de garganta e combate o mau hálito.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.