Bafo de alho nunca mais! Os alimentos que acabam com esse problema

Estudo americano desvendou quais são seus aliados para aplacar o mau hálito provocado por esse tempero

Por Redação Boa Forma 11 out 2016, 13h22

Alho é uma delícia – qualquer preparação fica muito mais saborosa com esse tempero. E ele não deixa você esquecê-lo tão facilmente, não. Quem nunca ficou lembrando do alho que comeu no dia anterior? Isso não dá para dizer que é tão agradável… Mas a ciência encontrou um jeito de acabar com o lado “ruim” desse superalimento. Em um trabalho publicado no periódico Journal of Food Science, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que ingerir maçã, alface ou hortelã cruas ameniza o bafo provocado pelo alho.

Para chegar a esse achado, os experts deram 3 gramas do tempero aos participantes para eles mastigarem por 25 segundos. Em seguida, os voluntários ingeriram vários ingredientes: água, maçã (crua, cozida e em suco), alface (crua e cozida), folhas de menta (crua e em suco) e chá-verde.

Veja também: 12 perguntas e respostas sobre mau hálito

Os alimentos que se saíram melhor no combate ao bafo de alho foram a maçã e a alface cruas: elas reduziram em 50% a concentração de substâncias voláteis responsáveis pelo mau hálito. As folhas de menta também se saíram bem. Já o chá-verde não teve um efeito significativo.

A explicação dos cientistas para esses resultados é que a versão crua desses alimentos contêm enzimas e compostos fenólicos que destroem as substâncias voláteis emitidas pelo alho durante a digestão. Então, já sabe: na próxima vez em que for saborear alguma preparação temperada com esse ingrediente, tenha como acompanhamento uma saladinha de alface, um suco com folhinhas de hortelã ou uma maçã como sobremesa! 

Continua após a publicidade
Publicidade