Suplemento de alfa-galactosidase: o que é e para que serve?

Uma mão na roda para a digestão de carboidratos fermentáveis, ajuda a eliminar desconfortos abdominais, como gases

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h34 - Publicado em 23 set 2022, 08h00
suplemento alfa-galactosidase
 (Yaroslav Shuraev / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Existem muitos suplementos alimentares que prometem efeitos diversos na nossa saúde, e um dos nomes populares que vemos por aí é o alfa-galactosidase. Apesar de complexo, nada mais é do que um facilitador da digestão. 

“A alfa-galactosidase é uma enzima capaz de degradar oligossacarídeos, tais como estaquiose e rafinose”, explica a nutróloga Dra. Ana Luísa Vilela. “Tais açúcares não são metabolizados no trato intestinal humano, o que causa uma série de problemas digestivos.”

É por isso que a suplementação dessa enzima, seja por meio da própria alimentação, seja pelo seu consumo direto, na forma de cápsulas, pode ajudar a melhorar os sintomas de desconforto abdominal

Os chamados “carboidratos fermentáveis” são alimentos fontes de energia, facilmente encontrados no nosso dia a dia, como frutas, legumes, cereais e oleaginosas. 

suplemento alfa-galactosidase
(Digeliv/Divulgação)
Continua após a publicidade

Suplemento de alfa-galactosidase Digeliv – Compre aqui.

Porém, apesar de muito benéficos à saúde, podem causar uma série de sintomas no corpo quando mal digeridos, como gases e estufamento, além de outros desconfortos gastrointestinais. 

É aí que a alfa-galactosidase entra. Segundo a médica, o nosso organismo tem dificuldade de digerir os açúcares complexos presentes em alimentos como a aveia, a banana e o grão-de-bico, por isso, às vezes é necessário um “empurrãozinho”, oferecido por essa enzima. 

Continua após a publicidade

Porém, é preciso cuidado e, principalmente, a recomendação médica sobre o consumo. “Os desconfortos abdominais podem ser ocasionados por inúmeros outros motivos nos quais a enzima não seria efetiva no tratamento”, explica a Dra. Ana Luísa. 

Por outro lado, esse é um suplemento com poucas contraindicações – apenas para pessoas com alergias às substâncias presentes no suplemento. No mais, vale a recomendação de sempre: consultar um médico nutrólogo ou nutricionista para investigar os motivos por trás dos seus problemas digestivos, para um tratamento adequado. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.