Equilíbrio

Horóscopo do Autocuidado para 2021

Saiba a melhor maneira de se cuidar levando em consideração como vai ser seu ano

por @papisa_ | Ilustração ShutterStock/Pedro Emilio Atualizado em 6 jan 2021, 14h24 - Publicado em 11 jan 2021 09h00

De acordo com a astrologia, 2021 será um ano mais combativo e conectado, relacionando nossas forças e limitações ao vivermos em sociedade e nos fazendo entender o quanto nossas atitudes individuais podem afetar os demais. Não quer dizer exatamente que será um ano leve, mas pode ser um pouco mais fácil, principalmente se levarmos em consideração os aprendizados que tiramos dos estudos que fortalecem a necessidade do autocuidado. Veja, a seguir, o horóscopo do autocuidado para 2021.

A necessidade de manter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável e balanceada é algo que vem sendo discutido com mais ênfase durante a última década, fortalecendo movimentos que apoiam e discutem uma forma de alimentação diferente da que estamos habituades e também tratando das questões psicológicas de cada um. E não é porque fechamos um ano estatisticamente tenso e entramos numa nova década que esse tema será deixado de lado em 2021.

Para ajudar a ter uma visão mais íntima de tudo isso, vamos ver como vai ser o 2021 de cada signo quanto ao autocuidado. Se souber quais são seus signos solar, lunar e ascendente, leia os três para ter uma interpretação ainda mais voltada para você!

Áries

Ram Zodiac Symbol
Ram Zodiac Symbol SCA/Getty Images

É possível que se sinta a todo vapor durante 2021, determinade a conquistar seus objetivos com a força de movimento que existe em você. Mas é necessário manter a mente no lugar para não agir com impulsividade desmedida, travando uma guerra entre suas limitações físicas e mentais, e seus desejos.

O QUE FAZER

Procure meios alternativos de gastar energia conectando sua mente e corpo. Um Yoga mais intenso talvez seja uma boa saída para tranquilizar a cabeça e trazer mais lucidez aos pensamentos enquanto te faz suar e fortalecer os músculos.

Veja aqui uma sessão perfeita para você!

Touro

Taurus Zodiac Symbol
Taurus Zodiac Symbol SCA/Getty Images

Os seus prazeres mais básicos estarão sob os holofotes, porém esse ano também promete muitas mudanças, te tirando do seu estado de comodidade para te levar para algo novo. Por isso é importante delinear uma linha que te ajude a não se jogar demais nos seus desejos para compensar qualquer tipo de desconforto.

O QUE FAZER

Tente se alimentar de coisas mais leves durante a semana para que seu corpo funcione melhor, e faça exercícios físicos que aumentem o seu vigor, como uma caminhada ou até corrida, se for possível. Mas não se proíba de desfrutar dos seus prazeres em momentos pontuais.

Veja aqui um treino de corrida para iniciantes, para experimentar.

Gêmeos

Gemini Zodiac Symbol
Gemini Zodiac Symbol SCA/Getty Images

Coisas bem inovadoras podem começar a rondar a sua mente durante o ano, exigindo bastante tempo e planejamento da sua parte, além de um fortalecimento de antigos e novos laços profissionais e pessoais.

O QUE FAZER

Para que se mantenha saudável e não se perca em tantas ideias e relacionamentos, procure intercalar exercícios que te permitam estar só enquanto fortalece seu corpo ouvindo sua musiquinha, e exercícios que podem ser feito em grupo, mesmo que por chamada de vídeo, para conseguir estruturar ainda mais seus contatos.

Aqui você confere playlists para seus treinos.

Câncer

Cancer Zodiac Symbol
Cancer Zodiac Symbol SCA/Getty Images

O início de uma nova década pede o rompimento de situações e até relacionamentos que não te fazem bem e, por isso, precisam ficar para trás. A forma mais saudável de fazer isso, é se aproximando cada vez mais de quem te apoia e incentiva, e faz parte da sua base pessoal.

O QUE FAZER

É importante sim cuidar do corpo para que se sinta bem consigo mesme, mas dê atenção também ao seu psicológico. Esse pode ser um bom momento para procurar ajuda profissional para entender o que precisa ser deixado para trás e realmente conseguir por isso em prática.

Veja aqui uma matéria sobre como cuidar da sua saúde mental.

Leão

Leo Zodiac Symbol
Leo Zodiac Symbol SCA/Getty Images

Esse pode ser o ano em que deixará de lado algumas máscaras que usava para se proteger de julgamentos, mostrando para quem está a sua volta, aspectos mais íntimos da sua personalidade. Isso pode atrair novos olhares que possibilitam um crescimento na confiança que os demais depositam em você.

O QUE FAZER

A melhor dica para esse momento é: seja você mesme e escolha fazer o que achar que te contempla mais. Não foque na aparência, pois o que realmente está em evidência é a essência que você tem, então se deixe brilhar fazendo o que quiser fazer.

Aqui você encontra dicas para aumentar sua autoestima além da aparência.

Virgem

Virgo Zodiac Symbol
Virgo Zodiac Symbol CSA/Getty Images

A sua organização pessoal e profissional será o grande aspecto que te diferencia dos demais, colaborando na jornada rumo ao reconhecimento e sucesso, mas toda essa sede por organização no detalhe pode apagar a chama criativa que existe em você.

O QUE FAZER

Procure fazer atividades que alimentem a sua criatividade e não exijam tanto planejamento. A arte pode ser sua grande aliada nesse ano que começou, te lembrando que você não precisa de experiência para tudo e que, às vezes, agir de acordo com a fluidez dos seus sentimentos é a melhor decisão.

Veja como ativar sua criatividade afastando o tédio aqui.

Libra

Libra Zodiac Symbol
Libra Zodiac Symbol CSA/Getty Images

As novidades estarão te rondando nesse ano, e é possível que precise arranjar algum tempo para conseguir digerir tudo o que aparecer para você, além de interpretar de onde vem e qual o real sentido de diversos questionamentos em todas as áreas da vida que podem inclusive te levar a repensar o conceito de lar e sua relação com o trabalho.

O QUE FAZER

Toda essa agitação, seja ela física ou mental, exigirá que você tome um tempinho para silenciar a mente e viva o momento presente para não se sentir tão perdide. A meditação pode ser uma excelente ferramenta para passar por tudo sem perder a elegância e saúde.

Veja aqui como praticar a meditação.

Escorpião

Scorpio Zodiac Symbol
Scorpio Zodiac Symbol CSA/Getty Images

A sua vida profissional estará em foco no seu ano e será necessário usar e abusar da sua responsabilidade para que consiga por em prática todos os objetivos que estão na sua mente e já têm um plano traçado, mesmo que em estágio inicial.

O QUE FAZER

Todo esse crescimento, podendo trazer inclusive bons frutos financeiros, poderá exigir bastante do seu corpo e mente, e para evitar pelo menos as consequências físicas da sua força de trabalho, seria uma boa investir algum tempo para fazer exercícios que fortaleçam seus músculos e dêem resistência.

Confira aqui um treino completo para aumentar a resistência.

Sagitário

Sagittarius Zodiac Symbol
Sagittarius Zodiac Symbol SCA/Getty Images

A necessidade de estreitar seus laços com seus colegas de trabalho para que consiga crescer profissional e financeiramente falando, é o ponto principal que poderá te motivar a ser mais compromissada e proativa no ambiente profissional.

O QUE FAZER

Mas nem sempre esses laços são fáceis de serem mantidos harmonicamente e, para ajudar nesse processo, é bom utilizar da sua adaptabilidade para construir um cronograma ou algo parecido, de atividades que sejam relaxantes e te permitam se soltar. Mesmo que essa atividade seja dançar até suar na sala da sua casa por algum tempo.

Veja aqui qual modalidade de dança é melhor para você!

Capricórnio

capricornio

Esse pode ser o ano onde o tão sonhado reconhecimento bate à sua porta e você precisa estar preparade para abrir. É como se os seus esforços de longo prazo finalmente começassem a dar os frutos esperados, e essas novidades tão positivas podem refletir inclusive na sua aparência.

O QUE FAZER

Por isso, esse pode ser um bom ano para você aprender a se alimentar cada vez melhor e correr atrás de ferramentas que auxiliem na busca pelo autoconhecimento, sejam eles holísticos ou científicos.

Veja aqui 17 dicas da Bela Gil para uma alimentação mais saudável.

Continua após a publicidade

Aquário

Aquarius Zodiac Symbol
Aquarius Zodiac Symbol CSA/Getty Images

É bom evitar gastos desnecessários e se preparar para o ano que já começou, pois ele promete uma chuva de ideias e planos que precisarão do máximo de cuidado e planejamento estratégico possível para que fluam normalmente e você consiga sentir os efeitos positivos dos seus esforços.

O QUE FAZER

Busque manter uma rotina de atividades que estimulem o seu pensamento, aumentando a circulação do sangue no seu corpo, separando momentos em que possa colocar suas ideias no papel para fazer uma boa triagem e decidir o que funciona ou não para você.

Veja aqui como fazer um bom planejamento para organizar seu dia.

Peixes

Pisces Zodiac Symbol
Pisces Zodiac Symbol CSA/Getty Images

Talvez esse seja o ano em que sentirá mais necessidade de reclusão para conseguir lidar com todas as coisas que vêm acontecendo contigo nos últimos tempos. Então aproveite alguns momentos para ficar só consigo mesme, mas não se esqueça de viver também seus relacionamentos gerais nos momentos em que se sentir confortável.

O QUE FAZER

Tente tirar um tempinho durante a semana para refletir sobre as suas questões e sobre tudo o que vem acontecendo. Autocuidado não é apenas manter uma rotina fixa de exercícios e boa alimentação. A mente também exige cuidado.

Veja aqui como cuidar da sua mente.