5 maneiras de melhorar a sua saúde mental

Uma em cada quatro pessoas vai sofrer com problemas psicológicos, sabia? Boa notícia: essas dicas simples podem melhorar o seu bem-estar e a sua autoestima e evitar que isso aconteça com você!

Por Redação Boa Forma Atualizado em 28 out 2016, 21h17 - Publicado em 23 fev 2016, 14h42

Depressão, ataques de pânico, transtornos alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo… Essas doenças são sérias e, de acordo com o instituto Mind (mente em português), no Reino Unido, o número de pessoas que sofrem com esses problemas aumenta a cada ano. Além disso, o instituto também constatou que quem sofre com essas doenças são mais propensos a desenvolver outros problemas de saúde como obesidade coronária ou doenças respiratórias. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você deixar a sua saúde mental nos trinques:

1. Estabeleça metas
O estabelecimento de metas pode ser uma boa maneira de realizar tarefas ​​e definir expectativas razoáveis ​​para si mesma. Isso vai ajudá-la a alcançar o sucesso, mas valçe lembrar que não atingir o seu objetivo não é sinônimo de fracasso, ok? O perfeccionismo é um dos responsáveis pela grande quantidade de pensamentos negativos e desnecessários.

2. Seja ativo
Um passeio no parque ou uma corrida ao ar livre são atividades que podem ajudar a diminuir a ansiedade, a depressão e melhorar o seu humor, sabia? Um estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, afirma que apenas 90 minutos de caminhada longe das áreas urbanas pode reduzir seus pensamentos negativos. Sugestão: defina uma meta diária de passar cinco minutos em um espaço verde. Acredite isso vai ser ótimo para a sua saúde mental.

3. Arranje um tempo para os outros
Ajudar um amigo, organizar o dia de um parente ou apenas dizer obrigado. Essas atitudes positivas estimulam as áreas de recompensa no cérebro e podem fornecer um senso de propósito e autoestima, além de poder ajudar a melhorar as suas relações existentes e criar novas.

4. Medite!
O principal objetivo da prática é fazer com que você fique mais consciente de si mesma, dos seus pensamentos, sentimentos e tudo que está relacionado com eles. Segundo o Instituto Oxford Mindfulness, em Londres, essa técnica pode reduzir o estresse e a depressão e também facilita o processo de mudanças. Positivas, é claro.

5. Peça ajuda
O diagnóstico preciso de doenças mentais só pode ser feito por um médico, um psiquiatra ou um psicoterapeuta. Por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda se você precisar.

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