Coloque em prática estes 6 hábitos de manhã e deixe seu dia mais produtivo

Essas atitudes também prometem ajudar você a encarar as tarefas com mais disposição

Por Fernanda Colavitti (colaboradora) 18 abr 2018, 13h07

Para algumas pessoas, começar bem o dia significa acordar cedo, fazer exercício e tirar da frente o máximo de pendências possível. Para outras, o lema é: “De pé sim, acordada nunca”. E tudo bem.

“Procure entender e respeitar seu ciclo circadiano [o relógio interno]. Se você é mais ativa pela manhã, faz sentido concentrar tarefas nesse período. Caso contrário, adie o que for viável para outro horário”, diz a fisioterapeuta e acupunturista Renata Pudo, de São Paulo.

  • Mas, mesmo se você não faz parte do grupo “corridinha às 6 da matina”, ao acordar, pode seguir alguns rituais que vão deixar seu dia melhor e mais produtivo. Confira:

    1. Acorde com a luz do sol

    “Assim, o organismo tem a chance de despertar aos poucos, em sintonia com os ritmos da natureza”, diz a especialista em ioga, meditação e ayurveda Marcia de Luca, de São Paulo. Mas, se o despertador for imprescindível, esqueça a função soneca. Vira um vício e a mente deixa de associar o alarme à prontidão de levantar. Sem falar que você se atrasa e é obrigada a pular da cama no susto, já estressada – terminar a maquiagem parada no sinal, quem nunca?

    2. Planeje

    Antes de levantar da cama, organize mentalmente as atividades do dia e pense em tudo o que é possível fazer para que ele seja melhor do que o anterior. “O ritual ativa a esperança”, diz Renata Pudo.

    Continua após a publicidade
  • 3. Espreguice

    O corpo demora mais que a mente para dar o play. Esticar os braços e as pernas ao máximo faz circular o líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações. Adeus, mundo dos sonhos, partiu mundo real!

    4. Medite

    A prática melhora o foco e a concentração nas tarefas do dia. Alguns aplicativos gratuitos, como o Headspace e o Mindfulness, têm meditações guiadas de cinco minutos (não é isso que vai fazer você se atrasar para o trabalho, né?).

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    5. Anime-se

    Veja um vídeo de motivação no YouTube ou ouça sua música preferida. “São estímulos que elevam a serotonina, o que melhora o humor”, diz Renata. Você nem vai se incomodar mais com as mensagens de “Bom diaaaa!” no grupo de WhatsApp da família.

  • 6. Desintoxique

    Beba um copo de água morna com 1/2 limão espremido ainda em jejum para ajudar o organismo a se livrar das toxinas que, em excesso, são a causa de doenças, segundo a medicina ayurveda.

    Continua após a publicidade
    Publicidade