Testamos o condutor urinário que permite as mulheres fazerem xixi em pé

O Uriny, da marca Fleurity, é o primeiro do gênero a ser fabricado no Brasil. Nossa repórter testou e conta sua experiência

Por Luiza Monteiro Atualizado em 20 jul 2018, 17h32 - Publicado em 20 jul 2018, 15h40

Atire o primeiro rolo de papel higiênico a mulher que nunca desejou ter nascido homem só para poder fazer xixi em pé – sem ter que se equilibrar num agachamento isométrico toda vez que vai ao banheiro em algum local público. É barra!

  • Mas, se a mãe natureza não foi tão prática com a gente, a tecnologia é. Há alguns anos, empresas gringas desenvolveram o condutor urinário, uma espécie de funil feito especialmente para que possamos fazer xixi na posição ereta. E a novidade está ganhando força por aqui: a brasileira Fleurity – especializada na produção de coletores menstruais e outros produtos à base de silicone hipoalergênico – lançou, em maio deste ano, o Uriny.

    View this post on Instagram

    Sabiam que além de super maleável, feito com material hipoalergênico e reutilizável, o nosso condutor urinário tem o tamanho certinho para encaixar e facilitar a sua vida na hora de fazer xixi em pé?! 🤩👏 – 9cm de altura – 5cm de largura – 15,7cm de comprimento 💛💛💛

    A post shared by Fleurity Brasil🇧🇷 (@fleuritybrasil) on

    O produto tem como proposta permitir que mulheres de todas as idades urinem em pé, se assim quiserem ou precisarem. Ele é feito com um material emborrachado que, além de ser flexível e anatômico, é reutilizável. Após o uso, basta limpar (mais informações sobre isso abaixo), dobrar e guardar. O pacote é pequeno e fácil de ser carregado.

    Continua após a publicidade

    Outros destaques são: o Uriny é livre de BPA (também conhecido como bisfenol A, substância que afeta nosso sistema endócrino), não tem perfume, é colorido com pigmentos naturais e não passa por testes em animais.

    Testamos o condutor urinário que permite as mulheres fazerem xixi em pé
    O condutor acompanha um saquinho impermeável que permite levá-lo na bolsa. Fleurity/Divulgação

    Como higienizar o condutor?

    Segundo o fabricante, o ideal é lavar com água e sabão neutro, secar e guardar na bolsinha. Se você estiver em um local onde não é possível fazer isso, limpe apenas com água, lenço umedecido ou papel higiênico – mas, assim que der, higienize da forma correta. Caso deseje esterilizá-lo, use álcool.

  • Onde encontro?

    É possível adquirir o Uriny no e-commerce da Fleurity pelo preço de R$ 39,90. Até o mês de setembro deste ano, ele vai começar a ser vendido nas Drogarias Venâncio, no Rio de Janeiro, e a ideia é que, no futuro, seja comercializado em outras farmácias do país também.

    E funciona mesmo?

    Vou ser sincera: testei o condutor apenas uma vez, mas já foi suficiente para entender como usá-lo e pegar algumas manhas para as próximas. É bem intuitivo – basta segurar o acessório rente à pele (o manual ensina o jeito certo que ele deve ficar). Algumas mulheres podem ter dificuldade em fazer xixi nessa posição, já que não é algo comum para nós, mas como eu estava bastante apertada, não tive problema. Em relação à mira, tudo certo também – caiu tudo dentro do vaso sanitário, onde deveria.

  • A questão mais complicada foi o momento pós-xixi. Não sabia se, ao afastar o Uriny, pingaria algum resquício de urina na minha roupa ou no chão. Então, tive que pegar um pedaço de papel higiênico com uma das mãos enquanto mantinha o condutor na posição de uso com a outra. Saquei que, na próxima, vale já começar a fazer xixi segurando um pedaço de papel. Outra dica: seque também o condutor antes de levá-lo à pia; assim, você evita o pinga-pinga durante o trajeto.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Vale a pena comprar um?

    Na minha opinião, se você costuma ir a lugares onde o acesso a banheiros limpos é difícil, vale, sim. Acredito que a novidade salva a vida de mulheres que curtem fazer trilha, ir a shows, baladas e bloquinhos de Carnaval (nesses casos, é bom testar o condutor em casa e sem efeito de bebida alcoólica, ok?). Ele também é indicado para gestantes (equilibrar-se com o barrigão não é fácil!) e pacientes em pós-operatório, que não podem sentar ou serem expostos a agentes infecciosos.

    E aí, ficou interessada em testar?

    Continua após a publicidade
    Publicidade