3 benefícios de praticar esportes coletivos

No handebol,
 é como gastar calorias sem perceber – de uma forma bem divertida!

Por Daniela Bernardi Atualizado em 17 fev 2020, 15h05 - Publicado em 24 set 2017, 09h38

Quando não estou experimentando novos treinos pela BF, defendo o gol 
de uma equipe de handebol, o Villa Portare. Todas as meninas são ex-federadas que, embora já tenham outra profissão, não conseguem largar o esporte. Em julho, representamos a cidade de Mogi das Cruzes (SP) nos 61º Jogos Regionais – conquistamos o bronze em um campeonato que contou com a participação da central da seleção brasileira, a Fran!

Abaixo, alguns motivos para você também levar a sério sua paixão esportiva.

1. Nem parece fitness

Por mais que eu adore meu treino funcional, alguns exercícios só faço porque são realmente necessários. Já no handebol,
 é como gastar calorias sem perceber – de uma forma bem divertida. A adrenalina em quadra ainda ajuda a aumentar a intensidade de todos os movimentos e a acelerar a frequência cardíaca, viu?

Leia mais: “4 descobertas que mudaram minha rotina de exercícios”

2. Desafia e ensina

View this post on Instagram

Mogi das Cruzes 29 x 15 Franco da Rocha @villa_portare classificadas pra próxima fase! 🤾🏻‍♀️ #villaportare #Regionais2017 #regionaisCaragua #handebol

Continua após a publicidade

A post shared by Daniela Bernardi (@danibernardi_) on

É verdade que qualquer esporte impõe barreiras que precisamos ultrapassar. Só que, quando há uma adversária do outro lado, as dificuldades parecem duplicar porque você não sabe o que a outra pessoa vai fazer, o que requer ainda mais planejamento (mental e físico) para estar preparada para as situações do jogo. E, para isso, disciplina é um quesito fundamental. Bônus: ter organização e raciocínio rápido vai ser útil em outros momentos, como quando aparece um pepino no escritório.

3. Aumenta a tolerância  

Trabalhar em equipe não é moleza: você precisa escutar o outro e ter consciência de que suas ações influenciam na vida dele. No esporte coletivo, acontece o mesmo, e, às vezes, também temos um chefe (no caso, o técnico) hiperexigente. Junto com toda a pressão por resultados, você ainda lida com pessoas completamente diferentes – com certeza, o handebol me ensinou a saber me colocar no lugar dos meus colegas. Ah! E, assim como aqui na redação, o esporte me presenteou com amigas que levarei para sempre comigo.

* Três amigas de time colaboraram com estas dicas: a fisioterapeuta Amanda Souza, a professora Karla Leitão e a analista de marketing Melina Couto.

Nossa editora Daniela Bernardi está sempre testando as novidades do mundo fitness que prometem deixar seu treino mais eficiente e divertido. No instagram @danibernardi_.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=xzWkKtYbd-w%5D

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

  • Continua após a publicidade
    Publicidade