5 sinais do seu corpo de que você precisa malhar o bumbum

Ouça seu corpo: ele pode estar sinalizando de que é hora de exercitar os glúteos

1. Dores nos joelhos

As fibras musculares dos glúteos, em especial do glúteo máximo, se fixam em um tecido fibroso que se estende da coxa até a tíbia, incluindo a patela. “Quando não há força no músculo, elas tendem a tracionar o joelho para o lado, gerando dor e desconforto”, explica Sandro Barone, coordenador da Bodytech Pátio Paulista, em São Paulo.

2. Dores no quadril

Os glúteos são formados por três músculos: glúteo máximo, médio e mínimo. “O primeiro é um dos músculos mais fortes do corpo e é responsável pelo movimento de extensão de quadril. Já os médio e mínimo estão relacionados à abdução do quadril (movimento de abrir as pernas) e rotação interna da articulação coxo-femoral (encontro que acontece na bacia)”, detalha Sandro. A falta de força nesses músculos compromete os movimentos do quadril e acarreta dores na região.

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3. Alteração da passada

Se você notou alguma irregularidade no ritmo dos passos durante a corrida, experimente malhar o bumbum. Os músculos do glúteo auxiliam na estabilidade do corpo, em especial na dos membros inferiores. Isso faz com que eles sejam os primeiros a sofrer quando há algo de errado.

4. Fascite plantar

Além do quadril, dos joelhos e das pernas, outra parte do corpo que pode indicar que está na hora de malhar os glúteos são os pés. Fibras musculares fracas na região do bumbum alteram a maneira como sustentamos nosso peso e isso acaba influenciando a posição da nossa pisada durante as atividades físicas. Aí, com uma má distribuição de peso na hora do impacto, a fascite plantar – uma inflamação no tecido que se estende pela sola dos pés – dá as caras.

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5. Bolhas nos pés

Outro sinal visível em seus pés são as bolhas – pelo mesmo motivo anterior: má distribuição de peso na hora das pisadas por causa dos músculos enfraquecidos do bumbum. Só não tire conclusões precipitadas. “Elas também podem indicar que você está usando o calçado errado”, alerta Sandro. Então, especificamente nesse caso, dê uma checada nos tênis antes de alterar o treino todo.

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