Exercício de intensidade leve já é capaz de melhorar o humor
Pesquisa analisou 419 pessoas e descobriu que o esforço necessário para que elas aumentassem a sensação de bem-estar foi menor do que se imaginava
Não é segredo para ninguém que a atividade física estimula a liberação de endorfina, neurotransmissor que melhora nossa sensação de bem-estar. Mas você já parou para se perguntar o quanto de exercício é realmente necessário fazer para tirar proveito desse benefício? Um estudo publicado no periódico americano Journal of Health Psychology veio para sanar essa dúvida. A resposta: levantar e se movimentar ao longo do dia já faz a diferença quando o assunto é minimizar sentimentos negativos.
A pesquisa analisou os dados de saúde e hábitos de esforço físico de 419 adultos antes de monitorar o comportamento deles com um rastreador de atividades por quatro dias. O que os estudiosos descobriram foi que pessoas que realizavam atividades físicas leves, como caminhadas de baixa intensidade, apresentavam um índice maior de bem-estar e menor de depressão. A prática de atividades em intensidade moderada, que consiste em exercícios que fazem o corpo transpirar e elevam a frequência cardíaca, também se mostrou eficaz. Já a atividade intensa não teve o mesmo efeito sobre o humor.
Leia mais: A dieta do bom humor
Os estudiosos ainda perceberam que pessoas sedentárias apresentaram picos maiores de bom humor ao realizar atividades físicas quando comparadas a pessoas que já eram fisicamente ativas. Ou seja, se você faz parte do grupo que não gosta nem de falar em academia — e usa isso como desculpa para não sair do sofá —, esse é o estímulo que faltava para dar uma voltinha por aí e começar a levar uma vida mais ativa.
Mais pesquisas são necessárias para que seja possível recomendar um tempo exato e o melhor tipo de atividade física para grupos diferentes de pessoas que querem usar o exercício a favor do humor. Mas o que já se sabe é que não é preciso um esforço tão grande assim.
Então que tal começar a se movimentar um pouco mais durante o dia?
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA