Um spa onde emagrecer é apenas consequência de dias incríveis

Se couber no bolso, vá sem hesitar! O Lapinha é um Spa para quem quer emagrecer ou aprender a comer melhor. Mas você também sai com alma levinha!

Sabe aquela lista de lugares que você sonha em conhecer antes de morrer? Na minha, o Lapinha Spa, no interior do Paraná, estava praticamente no topo. Ok, é preciso fazer uma boa poupança, mas vale muito a pena. Além da proposta incrível de cuidar da mente e do corpo a partir da alimentação, tudo ali é lindo e bem cuidado, a começar pela horta – orgânica, é claro! São três hectares de canteiros de brócolis, couve, repolho, abóbora e vários outros tipos de verduras e legumes.

Visitei a horta e o galinheiro com a chef de cozinha Arlete Zbonik. As verduras e os legumes são orgânicos e as galinhas, felizes

Visitei a horta e o galinheiro com a chef de cozinha Arlete Zbonik. As verduras e os legumes são orgânicos e as galinhas, felizes (Ernani Mesquita/BOA FORMA)

Todos os dias, parte da colheita é levada para a cozinha de onde saem os pratos preparados apenas com ingredientes frescos, coloridos e livres de defensivos agrícolas. Não tem nada industrializado. Os ovos vêm de galinhas criadas soltas (por isso, consideradas felizes) e o queijo, o kefir e o iogurte são produzidos com o leite das vacas também criadas na fazenda. O restante da produção vai para as caixas que são entregues nas cidades vizinhas e em Curitiba, que podem ser encomendadas no site do Spa.

CARDÁPIO SEM CARNE
A dieta é ovo-lacteo-vegetariana, mas, se o hóspede apresentar restrição alimentar (não pode consumir glúten ou lactose, por exemplo), são feitos ajustes no cardápio. As calorias também variam: de 600 a 1200 para quem quer emagrecer e de 1400 a 1800 para aqueles que buscam o Spa para vencer o vício do cigarro, recarregar as energias ou, simplesmente, descansar a mente. No final de cinco dias – tempo mínimo recomendado para passar por lá –, os hóspedes também sentem a alma renovada.

Brownie sem glúten Lapinha Spa Brownie sem glúten à base de batata-doce e farinha de amêndoa

Brownie sem glúten à base de batata-doce e farinha de amêndoa (Ernani Mesquita/BOA FORMA)

Tudo é tão gostoso e caprichado na apresentação que nem mesmo os carnívoros reclamam da ausência da carne. Mas a retirada da cafeína, importante para o processo de desintoxicação e relaxamento, faz com que muitos hóspedes sintam dor de cabeça nos primeiros dias – nada que um analgésico, prescrito pela equipe médica, não resolva. Sem falar que as infusões de hibisco, cidreira, camomila… disponíveis o dia todo, em vários pontos do Spa, proporcionam uma deliciosa sensação de bem-estar.

Leia mais: como driblar a dor de cabeça e a indisposição durante a dieta 

PACOTE COMPLETO
Logo na chegada, o hóspede passa por uma consulta médica e recebe orientações de uma das nutricionistas. Aqueles que precisam controlar colesterol e glicemia são submetidos a exames de sangue. E, a maioria, antes mesmo de sair do consultório, toma um copão de água com sal amargo – uma maravilha para a limpeza do intestino. Já no café da manhã, ninguém escapa do shot de taiuiá (raiz mega amarga, mas que ajuda muito o fígado na tarefa de eliminar as toxinas).

Café da manhã Lapinha Spa Café da manhã com alimentos orgânicos e shot de taiuiá

Café da manhã com alimentos orgânicos e shot de taiuiá (Ernani Mesquita/BOA FORMA)

O pacote ainda inclui caminhadas acompanhadas por monitores, exercícios físicos (musculação, pilates, hidroginástica), três sessões de massagem e sauna. Acontecem oficina de artes e apresentações musicais, além de atividades extras nas semanas temáticas: da bike, do caminhador e da culinária. Os tratamentos estéticos, assim como a massagem thai terapêutica (aliás, incrível!) e watsu (alongamento intenso feito dentro d’água), realizados por profissionais altamente qualificados, são cobrados à parte.

ROTINA IDEAL
O dia começa às 6h20 para quem topa fazer a caminhada matinal (cerca de 8 km percorridos antes do café da manhã) e também termina cedo: às 21h30 todos estão na cama. Nesse horário, o wifi é desligado para que os hóspedes se desconectem inclusive do mundo digital e aproveitem os benefícios de uma boa noite de sono. Hábito difícil de ser mantido quando a gente volta para a vida real, mas me senti tão bem com esse ritmo que tenho tentado ir para a cama por volta das 11 da noite – não muito mais.

Leia mais: 4 conselhos para mudar seu jantar e perder até 1 kg por semana

Caminhada matinal no Lapinha Spa Primeira atividade do dia: caminhada matinal às 6h20

Primeira atividade do dia: caminhada matinal às 6h20 (Ernani Mesquita/BOA FORMA)

Outras práticas que aprendi na Lapinha e que incluí na rotina:
*beber mais chá e menos café (reduzi as três xícaras do dia para apenas uma para não ficar tão dependente da cafeína).
*comer a fruta no início da refeição (não atrapalha a digestão e sacia mais sem pesar no estômago).
*mastigar mais vezes.
*continuar não comendo carne vermelha!!
*jantar leve e mais cedo, no mínimo duas horas antes de ir para a cama.
*não levar o celular para a mesa das refeições.
*cuidar mais de mim.

Leia mais: dieta de uma regra só  

MELHOR DAS AMÉRICAS
Fundado há 45 anos, na zona rural da cidade da Lapa, interior do Paraná, o Lapinha Spa é um dos seis melhores do mundo pela premiação World Spa Awards, a mesma que consagrou o reduto, por três anos consecutivos, como o melhor destino das Américas.
Onde: Estrada da Lapa (Rio Negro, Km 16), Lapa, Paraná. tels. 0800-643 1090 / 55 (41) 3622-1044 http://www.lapinha.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s