10 passos para queimar até 1000 calorias extras por semana

Queimar as calorias extras pode ser mais fácil do que você imagina! Confira algumas modificações simples na rotina que fazem uma senhora diferença

Por Olga Penteado (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 16h30 - Publicado em 23 out 2020, 09h00
Como queimar calorias
Tired couple after exercising in the yard (FG Trade/Getty Images)
Continua após publicidade

Você não precisa de mudanças radicais para enxugar as gordurinhas: é só fazer alguns ajustes no seu treino aeróbico ou adotar atividades divertidas, como dançar. Fernando Fonseca, personal trainer de São Paulo (SP), dá ótimas sugestões para você queimar calorias de maneira mais acelerada!

COMO QUEIMAR ATÉ 1000 CALORIAS EXTRA POR SEMANA

1 – Substitua o elevador pela escada

Businesswoman ascending office staircase
(Tom Merton/Getty Images)

Subir e descer degraus é ótima pedida para queimar calorias. O melhor é praticar no seu prédio ou na escadaria de casa. No escritório, só vale se você puder calçar um tênis.

Gasto por treino: 75 calorias (subindo 5 andares de escada).

2 – Rápido, devagar, rápido…

Woman feet running on road closeup on shoe. Young fitness women runner legs ready for run on the road. Sports healthy lifestyle concept.
(TravelCouples/Getty Images)

As pesquisas científicas indicam que os treinos intervalados — que intercalam intensidades diferentes, como moderada e rápida — podem queimar até 20% a mais de calorias. Veja um exemplo para caminhada de 45 minutos: aqueça 5 minutos; depois, alterne 5 minutos de intensidade moderada com 2 minutos de intensidade rápida por 35 minutos; desacelere nos 5 minutos finais.

Gasto extra por treino: 38 calorias (188 calorias por caminhada em ritmo moderado por 45 minutos + 20% do treinamento intervalado).

Continua após a publicidade

3 – Dez minutinhos não doem

Close-Up Of Clock On Yellow Background
(Bowonpat Sakaew / EyeEm/Getty Images)

Acorde um pouco mais cedo e dê algumas voltas no quarteirão (marcando dez minutos no relógio). Essa dica vale até para quem não abre mão de malhar na hora do almoço ou após o trabalho. Agindo assim, você vai ganhar também mais ânimo para enfrentar o dia inteiro.

Gasto por treino: 58 calorias (10 minutos de caminhada em ritmo intenso).

4 – Capriche nas pedaladas

High angle view of businesswoman riding bicycle on footpath
(Maskot/Getty Images)

Você costuma se exercitar na bike 30 minutos por dia, nem mais nem menos? A dica é ir um pouquinho mais longe, alongando o treino em 10 minutos.

Continua após a publicidade

Gasto extra por treino: 42 calorias (167 calorias na bike em ritmo moderado por 40 minutos contra 125 calorias na bike no mesmo ritmo por 30 minutos).

5 – Pule corda no final de semana

Female runner skipping on sidewalk
(Corey Jenkins/Getty Images)

Parece coisa de criança, mas é sério: 10 minutos são suficientes para acelerar seu metabolismo. Que tal praticar a atividade ao ar livre, no sábado ou no domingo? Só não deixe de calçar um tênis apropriado para não prejudicar as articulações. E, é claro, não esqueça da máscara!

Gasto por treino: 100 calorias (10 minutos pulando corda em ritmo acelerado).

6 – Um passeio no parque

casal de idosos
(Nitat Termmee/Getty Images)
Continua após a publicidade

Se você pratica atividades aeróbicas três ou quatro vezes por semana, acrescente um dia. Substituir uma hora de sofá por uma caminhada leve no parque ou na esteira pode fazer milagres pelo seu bem-estar.

Gasto por treino: 150 calorias (60 minutos de caminhada em ritmo de passeio).

7 – Turbine sua caminhada

Three women exercising
(Jordan Siemens/Getty Images)

Procure um companheiro que seja mais rápido do que você e locais mais desafiadores; a caminhada em ladeiras, por exemplo, exige mais do seu corpo. O exercício intenso consome mais energia.

Gasto extra por treino: 100 calorias (350 calorias por 60 minutos de caminhada em ritmo intenso contra as 250 calorias em ritmo moderado por 60 minutos).

Continua após a publicidade

8 – Dance, dance, dance…

mulher dançando
(Brooke Schaal Photography/Getty Images)

Afaste o sofá de casa, e aumente o som! Dance por uma hora: o tempo vai voar e você não vai nem perceber o esforço.

Gasto: 213 calorias (dançando em ritmo moderado por 60 minutos).

9 – Variar é a alma do negócio

mulher praticando street workout
(Mike Raabe/Getty Images)

Você prometeu ficar uma hora na esteira, mas a sua paciência se esgotou aos 45 minutos. Esse quadro seria diferente se você tivesse alternado os aparelhos cardiovasculares ou até apostado em outro exercício. Da próxima vez, depois dos 45 minutos, faça uma série de agachamentos, ficando mais 15 minutos.

Continua após a publicidade

Gasto extra por treino: 62 calorias (250 calorias em esteira, bike ou transport em ritmo moderado por 60 minutos contra 188 calorias no mesmo ritmo e aparelhos por 45 minutos).

10 – Troque a esteira por aulas diferentes

Six adults practicing yoga, arms raised
(Thomas Northcut/Getty Images)

Se você faz esteira ou bike quatro vezes por semana e tem um condicionamento físico razoável, por que não trocar um dos treinos por uma sessão de funcional?

Gasto extra por treino: 162 calorias (350 calorias da bike class para iniciantes contra 188 calorias na caminhada em ritmo moderado por 45 minutos).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.