Vantagens da bicicleta e 12 acessórios para andar de bike

Confira itens que vão melhorar a usabilidade e segurança do meio de transporte

Por Larissa Serpa - Atualizado em 24 ago 2020, 11h33 - Publicado em 19 ago 2020, 08h32

O Dia do Ciclista é celebrado no Brasil em 19 de agosto desde 2006, em homenagem ao biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado aos 25 anos de idade enquanto pedalava na via expressa da capital federal. A data tem o objetivo não só de trazer atenção à segurança dos ciclistas mas também de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte que, além de ser um ótimo exercício físico — uma hora de pedalada queima até 500 calorias –, também é sustentável, ajudando o meio ambiente. Veja abaixo as vantagens da bicicleta e uma lista de acessórios para andar de bike que vão te animar ainda mais a adotar o meio de transporte.

Vantagens da bicicleta

“Além de ser uma prática vantajosa para o meio ambiente, andar de bicicleta fortalece os músculos, articulações, queima calorias, melhora o sistema cardiorrespiratório e ainda alivia o estresse. Também é uma boa alternativa para quem se diz sem tempo e não prioriza atividade física”, conta Bruno Sapo, especialista em Treinamento Desportivo, mestre em Gerenciamento Esportivo pela Lindenwood University, em Missouri nos EUA, instrutor de CrossFit, personal trainer e comentarista esportivo.

Bruno explica também que, com o ciclismo, é possível trabalhar no mesmo exercício diferentes regiões do corpo, estimulando os músculos das pernas, dos braços e ombros ao mesmo tempo. “Pedalar é um exercício bem completo. Apesar de promover mais benefícios principalmente para os membros inferiores, até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos na atividade”.

Mas o profissional alerta: “É importante você respeitar os seus limites, como em qualquer atividade física. Para quem não está acostumado, o ideal é começar com tempos curtos e depois ir aumentando o percurso. Não adianta querer pedalar longas distâncias logo de cara, você vai acabar se frustrando e desistindo em 2 dias.”

Para quem está começando ou retomando, os rolos de treino, que permitem pedalar dentro de casa, podem ser uma ótima opção. Veja abaixo esse e outros acessórios para melhorar a usabilidade e a segurança ao andar de bike:

1. Acessórios para andar de bike: Rolo de treino

Ajustável, ele permite que a bicicleta permaneça estática enquanto você treina. Perfeito para quem pretende pedalar dentro de casa. Compre aqui.

2. Selim vazado

O feixe livre no meio permite maior conforto durante trajetos longos, impedindo que o banco faça pressão contra a área pélvica. Compre aqui.

3. Almofada de gel

Se você não quer trocar o selim todo, a almofada confere um conforto extra ao assento. Compre aqui.

4. Acessórios para andar de bike: Campainha

Instalar uma campainha é ideal para avisar pedestres e outros veículos que você está vindo. Compre aqui.

5. Led sinalizador

Continua após a publicidade

Imprescindível para segurança. Instale na parte traseira para sinalizar sua posição a outros veículos de noite. Compre aqui.

6. Lanterna

Além de sinalizar veículos que vêm à frente, também permite que você enxergue melhor de noite. Esse modelo é recarregável e não precisa de pilhas. Compre aqui.

7. Cadeado com segredo

Passe pela corpo e rodas da bike quando estacionar para evitar que o veículo seja roubado. Compre aqui.

8. Acessórios para andar de bike: Cadeado em U

Outro modelo de cadeado, de ferro maciço. Compre aqui.

9. Capacete

O modelo é aerodinâmico (não atrapalha a velocidade) e permite que o couro cabeludo “respire”, evitando dores de cabeça. Compre aqui.

10. Velocímetro para bicicleta

Permite que você controle a velocidade e o tempo da sua pedalada. Compre aqui.

11. Cadeirinha infantil

Instale para poder levar seu filho ou filha com segurança no passeio. Compre aqui.

12. Acessórios para andar de bike: Suporte para carro

Se você precisa se deslocar de carro até um local que seja seguro andar de bike, instale esse suporte no seu porta-malas para levar a bicicleta. Compre aqui.

 

Continua após a publicidade
Publicidade