Agachamento taça traz mais segurança e fortalecimento de quadríceps; saiba a execução correta
Também conhecido como goblet, exercício é essencial para seu treino de pernas

O agachamento taça é considerado um dos exercícios mais versáteis e eficazes para o treino de pernas. Também chamado de agachamento goblet, ele fortalece principalmente os músculos dos glúteos e coxas.
“Seu principal objetivo é desenvolver a força e a resistência dos músculos do quadríceps e dos glúteos, que são os motores primários do movimento. A posição da carga, segurada frontalmente, atua como um contrapeso que exige uma alta ativação dos músculos do core para manter a estabilidade do tronco e a postura ereta”, explica o profissional técnico da Smart Fit, Lucas Florêncio.
Ainda de acordo com o profissional, essa característica torna o agachamento taça um excelente exercício para iniciantes que precisam aprender a manter a coluna neutra e a estabilidade do tronco durante o agachamento, e para atletas avançados que buscam aprimorar o controle postural e a mobilidade do quadril e tornozelo.
“A posição da carga também facilita a manutenção de um tronco mais vertical, reduzindo a tendência de ‘inclinar-se’ para frente durante a descida e, consequentemente, diminuindo o estresse na coluna lombar“, completa.
O que é o agachamento taça?
Esse exercício é um tipo de agachamento em que você segura um peso com as duas mãos formando uma taça com os braços. Esse peso pode ser um halter ou um kettlebell e ele ficará contra o peito, enquanto você realiza o movimento do agachamento taça.
De acordo com profissionais, o agachamento taça é uma das variações de agachamento mais seguras, porque proporciona estabilidade, principalmente para iniciantes. Ele ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio no momento da execução.
Músculos trabalhados no agachamento taça:
- Quadríceps: Principal motor do movimento, responsável pela extensão do joelho (p. ex., músculo reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio).
- Glúteos: Atuam na extensão do quadril e estabilização do quadril (p. ex., glúteo máximo).
- Músculos do Core: Essenciais para a estabilização do tronco e manutenção da postura (p. ex., reto do abdômen, oblíquos e eretores da espinha).
- Músculos da região escapular: Responsáveis por manter a carga segura e o tronco estável (p. ex., trapézio e romboides).
Execução correta do agachamento taça
Posição Inicial:
- Segure o peso (haltere ou kettlebell) com as duas mãos, posicionado verticalmente contra o peito, como se estivesse segurando uma taça.
- Os cotovelos devem estar próximos ao tronco.
- Os pés devem estar alinhados com a largura dos ombros, com as pontas dos pés levemente voltadas para fora (máx 15 graus).
- Mantenha o peito estufado e o abdômen contraído.
Fase de Descida (excêntrica):
- Inicie o movimento flexionando os joelhos e o quadril simultaneamente, como se fosse sentar em uma cadeira.
- Mantenha as costas retas e o peito erguido.
- Os joelhos devem seguir a direção das pontas dos pés, sem que colapsem para dentro.
- A descida deve ser controlada até o ponto máximo de sua amplitude sem que o tronco curve ou a coluna perca a postura neutra.
Fase de subida (concêntrica):
- Inicie a subida empurrando o chão estendendo o quadril e os joelhos.
- Mantenha o peito erguido e as costas retas durante toda a subida.
- A força deve ser gerada principalmente pelo quadríceps e pelos glúteos.
- O movimento termina na posição inicial, com o quadril e os joelhos praticamente estendidos, mas sem bloqueio articular.
Cuidados na execução do agachamento taça:
Apesar de ser um exercício que traz segurança e equilíbrio no momento da execução, Lucas destaca alguns cuidados na hora de realizar o agachamento taça:
Controle da Coluna Vertebral: “O maior cuidado na execução do agachamento é a manutenção da curvatura neutra da coluna. A tendência de muitos iniciantes é arredondar a coluna lombar na parte inferior do movimento. Isso pode sobrecarregar os discos intervertebrais. Se isso ocorrer, reduza a amplitude do movimento até um ponto em que consiga manter a coluna neutra”.
Alinhamento dos Joelhos: “Certifique-se de que os joelhos não “caiam” para dentro (valgo dinâmico) durante a descida. Para evitar isso, concentre-se em empurrar os joelhos para fora, na mesma direção das pontas dos pés”.
Escolha da Carga: “O agachamento taça é ideal para ser realizado com cargas moderadas. A carga excessiva pode comprometer a forma do movimento e a estabilidade do tronco, o que anula os benefícios do exercício e comprometem a execução. A progressão deve ser feita de forma gradual e sempre priorizando a técnica”.
Entenda melhor a execução do agachamento taça no vídeo a seguir:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.