Continua após publicidade

Benefícios de treinar de manhã, segundo estudos

Pesquisas apontam que o horário em que você se exercita pode ter influência nos resultados. Assim, confira os benefícios de treinar de manhã

Por Ana Paula Ferreira
20 jul 2023, 10h00

É claro que, independente do horário que você vá para a academia, se exercitar sempre trará benefícios para a saúde. Contudo, estudos e pesquisa já apontaram que existem alguns motivos pelos quais treinar de manhã pode ser melhor.

O que acontece é que, de acordo com a ciência, o período em que você pratica atividades físicas pode realmente afetar seus objetivos.

Assim, concluiu-se, por exemplo, que os treinos matutinos são a melhor aposta para quem quer perder peso e queimar gordura. O motivo você confere abaixo!

Benefícios de treinar de manhã

Por mais difícil que possa parecer para algumas pessoas, levantar da cama cedo e logo vestir a roupa fitness para ir malhar tem muitas vantagens.

Veja quais são os benefícios de começar o dia fazendo atividades físicas.

1
Continua após a publicidade

Você já conclui o compromisso logo cedo

Para muitas pessoas, treinar de manhã é muito melhor porque, depois de um dia estressante de trabalho, é bem provável que o cansaço e o mau humor as desencorajem de ir se movimentar. Sendo assim, quanto mais se espera, mais desculpas se acumulam.

2

Pode ajudar a controlar o apetite ao longo do dia

Um estudo de janeiro de 2020 descobriu que as pessoas tendem a comer menos depois de um treino matinal.

Então, se esse é o seu objetivo principal, pode valer a pena ajustar o horário do treino para cedinho.

3
Continua após a publicidade

Também pode ajudar a queimar mais calorias

Malhar antes do café da manhã também pode promover a perda de peso na forma de queima de calorias.

Foi o que apontou um pequeno estudo de 2015 publicado na EBioMedicine, que descobriu que a queima de gordura de 24 horas é maximizada quando os indivíduos se exercitam pela manhã antes do café da manhã, em comparação com aqueles que se exercitam à tarde ou à noite.

Além do mais, outra pesquisa concluiu que a prática de atividades físicas matutina também pode aumentar a perda de gordura.

Segundo os cientistas, pular um lanche pré-treino e fazer o treino matinal em jejum desde a noite anterior pode queimar mais gordura. Contudo, lembre-se de que, se você estiver com muita fome e fraco, não terá a energia necessária para uma boa queimadura.

4
Continua após a publicidade

Há menos distrações

É mais fácil focar no treino quando não há distrações. Assim, é menos provável que pela manhã seu telefone toque ou fique cheio de e-mails ou mensagens de texto.

Além disso, há mais chances de que a academia fique lotada no final do dia, o que pode resultar em um treino menos eficaz ou até mesmo em uma desistência, especialmente se você tiver que passar um tempo esperando entre as séries.

5

Ajuda a se manter ativo ao longo do dia

Malhar logo de manhã pode ajudar a te deixar mais proativo ao longo do dia.

Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise descobriu que as pessoas tendem a gastar mais energia ao longo do dia quando se exercitam pela manhã.

Continua após a publicidade
6

Também pode aumentar sua produtividade

A prática de exercícios de manhã também pode ajudar a melhorar o foco e a concentração, segundo um estudo de 2019 publicado no British Journal of Sports Medicine, que descobriu que malhar cedo contribui com a melhora da atenção, do aprendizado visual e da tomada de decisões ao longo do dia.

7

Contribui com o sono

Um estudo de 2019 publicado no Journal of Physiology descobriu que se exercitar às 7 da manhã pode adiantar seu relógio biológico, melhorando seu estado de alerta pela manhã e deixando você mais cansado no início da noite.

Além disso, isso te ajudará a descansar o suficiente para se levantar de manhã e continuar seguindo seus hábitos saudáveis.

Continua após a publicidade

Mais um motivo: para alguns, malhar à noite muito perto da hora de dormir pode afetar negativamente o sono, pois o exercício libera endorfina e deixa o corpo mais estimulado, de acordo com pesquisas.

8

Ajuda a regular o açúcar no sangue

Um estudo de 2019 indicou que os treinos matinais aumentam a capacidade dos músculos de metabolizar o açúcar e a gordura de forma mais significativa do que os treinos noturnos.

Isso pode significar que, para aqueles com diabetes tipo 2, se exercitar pela manhã pode ser especialmente benéfico.

 

 

Publicidade