Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Natação: 6 dicas essenciais para iniciantes que querem mergulhar no esporte

A modalidade está entre as mais procuradas no país e traz uma série de vantagens ao bem-estar físico e mental

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 22 ago 2025, 15h40 - Publicado em 21 ago 2025, 14h00
dicas para quem quer começar a fazer natação
6 dicas para quem quer começar a praticar natação | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A natação consiste em uma modalidade de baixo impacto que consegue trabalhar o corpo todo. Ela pode ser considerada um esporte democrático e bastante prazeroso, que pode ser divertido e ainda contribuir para a melhora do bem-estar físico e mental.

Uma pesquisa de 2016 publicada na revista British Journal of Sports Medicine mostrou que a natação praticada ao longo da vida pode aumentar em 50% a longevidade, favorecendo o condicionamento cardiovascular, osteoarticular e a interação social.

O esporte é um grande aliado para a diminuição do estresse, da ansiedade e das tensões da rotina, proporcionando um momento de “desconexão” em meio à correria.

“Diferente do que a gente vê na academia ou em aulas: pessoas com celular na mão, conversando, tirando o foco da concentração do exercício, na natação isso não acontece. A pessoa literalmente mergulha naquela água e fica naquele tempo disponível para o exercício”, fala Fabrício Buzatto, médico do esporte.

Para quem deseja incluir a natação no dia a dia, a Boa Forma reuniu as principais dicas. Continue a leitura!

5 dicas para quem quer começar a praticar natação

1. Invista nos equipamentos certos

Antes de começar a fazer natação, é importante investir nos equipamentos certos, que vão fazer toda a diferença no seu conforto e na sua segurança durante a prática.

Continua após a publicidade

Escolha roupas resistentes ao cloro e ao sal e que não fiquem muito apertadas no seu corpo. Elas devem ser justas, porém confortáveis, permitindo liberdade de movimento sem causar desconfortos. Além disso, vale comprar óculos de proteção e toucas de silicone.

“O silicone é um material capaz de vedar o ar à cabeça sem machucar a pele”, diz Eduardo Nascimento, diretor da Aqua Sphere Brasil.

2. Procure profissionais qualificados

Na hora de escolher um local para fazer natação, é importante prestar atenção se os profissionais são qualificados e se o ambiente possui uma estrutura adequada para receber os alunos.

3. Realize aquecimentos antes de nadar

Para preparar o seu corpo para encarar a piscina, é fundamental realizar um aquecimento antes de nadar. O aquecimento promove a ativação da circulação sanguínea, reduz o risco de cãibras musculares, ajuda a prevenir lesões e colabora para a mobilidade das articulações.

Continua após a publicidade

4. Mantenha a constância

Assim como para qualquer outra atividade física, a natação exige regularidade para trazer resultados na saúde do nosso organismo. Por isso, para aproveitar todos os benefícios, é importante manter a constância na prática.

Para determinar a frequência ideal para você, é fundamental contar com a orientação de um profissional, que vai avaliar fatores como os seus objetivos, seu nível de condicionamento físico e sua disponibilidade de tempo.

5. Adote outros hábitos saudáveis

Se você quer saúde e longevidade, é necessário adotar outros hábitos além da prática regular de uma atividade física.

Para desfrutar ao máximo dos benefícios da natação, medidas como dieta balanceada, gerenciamento do estresse, sono de qualidade e momentos de descanso são indispensáveis.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.