Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

6 Exercícios que Transformam Seu Condicionamento Físico de Forma Prática

Melhore ainda mais sua resistência com essas dicas!

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 2 set 2025, 10h59 - Publicado em 29 ago 2025, 18h00
.
O treino de condicionamento físico inclui exercícios que visam todo o corpo. (./Freepik)
Continua após publicidade

O treino de condicionamento físico inclui exercícios que visam todo o corpo, usando muitos músculos diferentes para fortalecer, moldar e tonificar. Eles podem combinar vários tipos de exercícios, como treinamento de flexibilidade, força e resistência, mas o objetivo principal é melhorar a resistência.

Esses exercícios valiosos oferecem uma série de benefícios positivos para o seu nível geral de saúde.

 

Benefícios do treino de condicionamento físico

Versatilidade

Como não requerem equipamento, você pode fazê-los em qualquer lugar. Isso é ideal quando você está viajando ou tem um limite de tempo.

Melhora a saúde cardiovascular

As vantagens aeróbicas desses exercícios estimulam os sistemas cardiovascular e respiratório, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Eles fortalecem o sistema músculo-esquelético, retardam a perda óssea e melhoram a densidade óssea, o que ajuda a prevenir a osteoporose.

Ajuda a queimar calorias

O aumento da massa muscular ajuda a queimar calorias e a manter a forma. As células musculares queimam mais calorias do que as células adiposas, mesmo em repouso. É especialmente importante fazer exercícios de fortalecimento, uma vez que o envelhecimento causa perda muscular e retarda a taxa metabólica de repouso.

Previne o declínio cognitivo

Condicionar seu corpo ajuda você a se sentir melhor em geral, à medida que ganha confiança, reduz os sintomas depressivos e se sente melhor mentalmente.

De acordo com um estudo de 2019, o treinamento de condicionamento físico pode melhorar a função mental e prevenir o declínio cognitivo.

O estudo descobriu que adultos de meia-idade e mais velhos que participaram de 12 semanas de treinamento intenso de resistência apresentaram melhora no desempenho da memória verbal atrasada quando comparados ao grupo de controle, que não se exercitou.

Constrói músculos e força

À medida que você constrói músculos e corta gordura, você terá mais força, resistência e agilidade ao realizar tarefas diárias, como levantar itens pesados, carregar malas grandes e subir escadas.

Aumenta a flexibilidade

Realizar exercícios de condicionamento corporal treina seu corpo para se abrir e se mover de maneiras diferentes. Alongar e estender os músculos é vital para melhorar a flexibilidade, amplitude de movimento e mobilidade.

Você também desenvolverá equilíbrio, estabilidade e coordenação. Tudo isso ajuda a prevenir lesões e quedas que são comuns com a idade.

Continua após a publicidade

Boa Forma separou 6 exercícios práticos para melhorar o condicionamento físico:

Corrida ou caminhada rápida

Yago Fernandes, endocrinologista e especialista no segmento de emagrecimento e hipertrofia, revela que a corrida é um exercício completo que trabalha resistência e força.

“A resposta química do corpo ao estresse fisiológico do exercício são adaptações no sistema respiratório, cardíaco, músculo esquelético e sistema nervoso central. Um estudo da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, indicou que o corpo humano apresenta fortalecimento do sistema respiratório após 18 semanas de prática constante de corrida“, afirma.

Já a caminhada é uma modalidade que oferece uma série de benefícios à saúde. “Ela favorece o sistema cardiovascular, fazendo com que o nosso coração trabalhe de forma mais eficiente e ajudando a prevenir problemas como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão”, afirma o Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista especializado em coluna vertebral.

Agachamentos

O estudo  “Comparison of Core Muscle Activation Between a Prone Bridge and 6-RM Back Squats”, publicado em 2018 no Journal of Human Kinetics, mostra que o agachamento é capaz de garantir maior ativação de músculos que sustentam as costas do que o exercício de prancha, por exemplo.

Continua após a publicidade

Pular Corda

De acordo com o blog da Smart Fit, pular corda é uma atividade aeróbica, ou seja, está relacionada ao aumento da frequência cardíaca, condicionamento físico e alta queima calórica. 

Tudo isso já é muito benéfico para o coração em si, mas ainda tem um efeito interessante para quem quer emagrecer.

Yoga 

“O Yoga vai muito além da flexibilidade e mobilidade como muitos pensam, é uma prática que trabalha o sistema nervoso, a respiração, a concentração e a postura, promovendo vitalidade e qualidade de vida a longo prazo”, diz a professora de Yoga, educadora física e empresária Sue Môura.

Natação

Fabrício Buzatto, médico do esporte explica que a natação é um esporte completo: Trabalha o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento  muscular dos membros superiores, tronco e membros inferiores, favorecendo o corpo todo.

Burpees

“Um exercício desse tipo bem feito exige muita energia! Ele trabalha o fortalecimento dos músculos e eleva nossa frequência cardíaca consideravelmente. Então, gastamos muitas calorias para realizá-lo. O ideal, no começo, é dar maior atenção ao movimento e não à velocidade”, conta a professora da Smart Fit, Vivi Ferreira.

Continua após a publicidade

Seus principais benefícios são:

  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Contribuir para o emagrecimento;
  • Melhorar a capacidade respiratória;
  • Desenvolver equilíbrio e coordenação motora.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.