5 exercícios que ajudam a melhorar o condicionamento físico
Melhorar o condicionamento físico faz toda a diferença para a saúde geral do corpo
A melhora do condicionamento físico está diretamente associada a um estilo de vida ativo. A falta de movimento pode levar à perda de força muscular, de resistência cardiovascular e a uma menor disposição no dia a dia.
Os exercícios regulares fazem parte da lista de cuidados indispensáveis para a longevidade e para o bem-estar, tanto do ponto de vista corporal quanto mental.
E, ao incluí-los na rotina, é fundamental garantir variedade — explorando diferentes capacidades físicas — e consistência, fator chave para alcançar bons resultados e preservá-los.
As modalidades aeróbicas se destacam quando o assunto é melhorar o condicionamento físico. Elas elevam os batimentos cardíacos e fazem você respirar de maneira mais profunda, favorecendo a eficiência do coração e do pulmão.
Mas a importância dos treinos de força não pode ser esquecida. Eles oferecem uma série de benefícios ao organismo, por exemplo, aumento de massa muscular, fortalecimento de ossos e articulações, estímulo do metabolismo, boa postura e mais resistência.
Aliados aos aeróbicos, a musculação desempenha um papel significativo no desenvolvimento de um condicionamento físico mais completo e equilibrado.
Por que melhorar o condicionamento físico?
Melhorar o condicionamento físico colabora para evitar doenças crônicas, lesões e dores, assim como favorece a autonomia, a funcionalidade, a mobilidade, a coordenação, a estabilidade e a flexibilidade.
Um corpo bem condicionado apresenta mais energia e um melhor desempenho nas tarefas do cotidiano, ficando mais protegido contra a sensação de cansaço excessivo e sobrecargas.
Além disso, vale destacar que melhorar o condicionamento físico impacta positivamente a parte mental. As principais vantagens são: alívio do estresse e da ansiedade, controle de sintomas depressivos, qualidade do sono e prevenção do declínio cognitivo.
Em um estudo de 2019, adultos de meia-idade e mais velhos que participaram de 12 semanas de treinamento intenso de resistência apresentaram melhora no desempenho da memória verbal atrasada quando comparados ao grupo de controle, que não se exercitou.
5 exercícios que ajudam a melhorar o condicionamento físico
1Corrida ou caminhada rápida
A corrida é um exercício completo que trabalha resistência e força.
“A resposta química do corpo ao estresse fisiológico do exercício são adaptações no sistema respiratório, cardíaco, músculo esquelético e sistema nervoso central. Um estudo da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, indicou que o corpo humano apresenta fortalecimento do sistema respiratório após 18 semanas de prática constante de corrida”, afirma Yago Fernandes, endocrinologista e especialista no segmento de emagrecimento e hipertrofia.
A caminhada rápida também favorece o sistema cardiovascular, ajudando a prevenir problemas como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.
2Agachamentos
O agachamento é um movimento muito completo que trabalha a maioria dos músculos do corpo, entre eles, glúteo máximo, mínimo e médio, quadríceps (frente da coxa), isquiotibiais (posteriores da coxa), adutor, flexores do quadril e panturrilhas.
Músculos centrais, como reto abdominal, oblíquos, transverso do abdome e eretores da espinha, também são ativados durante o exercício.
Vale lembrar que o agachamento pode ser realizado apenas com o peso do próprio corpo. No entanto, equipamentos como halteres, barras, kettlebells e faixas de resistência podem ser adicionados ao movimento para aumentar a intensidade e potencializar os resultados.
3Pular corda consiste em uma atividade que você pode fazer em praticamente qualquer lugar, o que faz dela uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida.
4Natação
A natação é um esporte completo. A modalidade trabalha o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento muscular dos membros superiores, tronco e membros inferiores, favorecendo o corpo todo.
Burpees
O burpee é um exercício intenso que envolve uma sequência de movimentos como agachamento, flexão de braços e salto. Ele exige muito equilíbrio e flexibilidade durante sua execução.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





