Continua após publicidade

Halteres ou kettlebell: quando usar cada um

Para quais movimentos cada um dos equipamentos é indicado? Confira a resposta

Por Giovana Santos
Atualizado em 8 fev 2023, 14h29 - Publicado em 8 ago 2022, 08h52

Quando você está pronta para fazer uma série na academia, mas ela está cheia, você pega o primeiro peso que aparece na frente — seja ele um halter ou um kettlebell? Pois saiba que o tipo de equipamento escolhido pode fazer toda a diferença na hora da execução.

A seguir, destacamos as principais características de cada um:

HALTER OU KETTLEBELL?

DISTRIBUIÇÃO DO PESO

Devido às suas formas distintas, kettlebells e halteres têm diferentes distribuições de peso. Um kettlebell tem uma forma de sino, com uma bola achatada em uma extremidade e uma alça curva na outra, de modo que seu peso é distribuído logo abaixo da alça.

Um haltere, por outro lado, consiste em uma alça reta com dois pesos de tamanhos iguais em cada extremidade, para que o peso seja distribuído uniformemente. Mas o que isso quer dizer?

Que um kettlebell fornece menos estabilidade do que um hater, por exemplo. Consequentemente, ele poderá exigir mais da musculatura e das articulações trabalhadas em para que não caia ou tombe.

Por isso, o kettlebell geralmente não é indicado para exercícios mais complexos, uma vez que você precisa ter muito domínio sobre o movimento para evitar dores ou lesões.

Continua após a publicidade

Considere um desenvolvimento de ombros: se você estiver realizando com um kettlebell, será bem mais difícil mantê-lo na posição adequada em toda a execução, pois o peso do objeto poderá fazê-lo pender para um dos lados — diferentemente do halter.

PEGADA

Outra diferença importante entre o kettlebell e o halter são as alças – e a forma e como elas afetam os padrões de movimento. Como o cabo de um kettlebell fica acima da parte mais pesada, ele pode acomodar duas mãos quando segurado, enquanto um halter geralmente tem espaço apenas para uma das mãos.

Essa diferença é particularmente significativa quando se trata de potência e amplitude de movimento que você pode alcançar durante certos exercícios. A alça do kettlebell -— combinada com sua distribuição de peso desigual — o torna ideal para exercícios que envolvem explosões, como o swing russo.

No movimento em questão, você usa uma ou as duas mãos para balançar o peso desde o chão até a altura dos olhos. Desse modo, a força é desenvolvida. Isso sem falar no trabalho de estabilização do abdômen.

QUAL USAR?

Não existe a história de que um é melhor que o outro — isso porque eles são indicados para objetivos diferentes e ambos têm as suas vantagens. Ficou na dúvida? Consulte sempre o seu instrutor.

Continua após a publicidade

EXERCÍCIOS QUE EXIGEM HALTER

De quebra, o personal trainer Tauan Gomes indica os três exercícios com halteres mais feitos na musculação. “Todos eles são para músculos isolados, ou seja, buscam atingir um músculo específico (como bíceps, peitoral ou ombros).”

1

ROSCA MARTELO (COM PEGADA NEUTRA)

Halter ou kettlebell
(Tauan Gomes/Divulgação)

Em pé, com as pernas abertas na largura do quadril, segure um halter em cada mão e deixe os polegares virados para frente, com os objetos encostados ao lado da coxa. Mantenha a coluna ereta e flexione os cotovelos, trazendo os halteres para frente até as articulações formarem ângulos de 90°.

Essa subida pode ser unilateral (um braço de cada vez) ou bilateral (os dois braços ao mesmo tempo). Por fim, faça o movimento de retorno de forma controlada.

2
Continua após a publicidade

DESENVOLVIMENTO DE OMBROS (COM PEGADA ABERTA)

Halter ou kettlebell
(Tauan Gomes/Divulgação)

Com um haltere em cada mão, comece segurando os pesos entre os ombros e as orelhas, com as palmas voltadas para a frente.

A partir dessa posição, empurre os dois pesos para cima simultaneamente até estender os braços acima da cabeça. Depois, retorne lentamente à posição inicial. Mantenha seu abdômen contraído o tempo todo.

3

DESENVOLVIMENTO DE OMBROS (COM PEGADA FECHADA)

Halter ou kettlebell
(Tauan Gomes/Divulgação)

Com um haltere em cada mão, comece segurando os pesos entre os ombros e as orelhas, com as palmas voltadas dentro (isto é, viradas para a cabeça).

A partir dessa posição, empurre os dois pesos para cima simultaneamente até estender os braços acima da cabeça. Depois, retorne lentamente à posição inicial. Mantenha seu abdômen contraído o tempo todo.

Publicidade