Jazzexercise: tudo sobre a mistura de dança e treinos de força
A prática é uma tendência para 2023 e promete melhorar a saúde mental e colaborar para o emagrecimento
Nas tendências fitness para 2023, um nome chamou a nossa atenção: jazzexercise. A dança sempre foi uma ótima maneira de entrar e se manter em forma (fora que é muito divertido!), e, de tempos em tempos, surgem no mundo fitness novas versões que combinam os passos de dança com outras técnicas.
O QUE É JAZZEXERCISE
O nome já diz tudo: é a mistura de movimentos de dança (o jazz) com exercícios de força, pilates, yoga e até kickboxing. “É uma prática que gera queima de calorias, aliada ao prazer de se dançar e se movimentar ao som de músicas agradáveis”, explica Dany Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro Cia de Dança.
A vantagem é que a novidade é tanto um exercício aeróbico quanto de força, já que trabalha as duas coisas em uma única aula. E, curiosamente, apesar de aparecer como uma tendência super atual, a prática é bem antiga. Na verdade, já faz 50 anos desde que as primeiras aulas de jazzexercise começaram a pipocar mundo afora.
O nome, aliás, talvez resgate a memória dos vídeos da atriz Jane Fonda de maiô cavado e polainas fazendo exercícios sobre um tapete de yoga. E, de fato, nos anos 1980 a prática foi muito famosa – mas ela continua firme e forte quando o assunto é a prática física.
A boa notícia é que a popularidade da prática tem motivo, afinal, de acordo com Dany, estimula o corpo e a mente e, dependendo da frequência das aulas, pode fazer muito bem à saúde, no geral. “Todo estilo de dança traz inúmeros benefícios!”, explica.
BENEFÍCIOS DO JAZZEXERCISE
Assim como toda prática física, movimentar o corpo libera endorfinas e melhora a sensação de bem-estar, além de colaborar para a manutenção do peso e da força física, a depender da prática. Porém, olhando mais de perto para o jazzexercise, vamos entender quais os benefícios que a técnica pode oferecer.
Pode diminuir os riscos de doenças cardíacas
Uma aula de 60 minutos, de duas a três vezes por semana, pode diminuir drasticamente as chances de doenças do coração, já que melhora a condição cardiorrespiratória, aumenta a circulação do sangue no organismo e diminui a pressão sanguínea.
2Aumenta os níveis de energia
Pense só: uma aula de dança, com músicas animadas e movimentos que, apesar de difíceis, são divertidos, só pode trazer mais bom-humor e energia para o seu dia, certo? No geral, gastar energia com práticas físicas aumenta, quase que automaticamente, os seus níveis de energia.
Funciona para todos os tipos de pessoas
Diferente de uma academia ou até de uma aula de crossfit, em uma aula de dança você encontra pessoas de todos os tipos e de todos os níveis de forma física – dos mais avançados aos mais iniciantes. Por isso, é um ambiente mais diverso e acolhedor – e, muitas vezes, menos intimidador do que uma academia.
4As coreografias trabalham todos os grupos musculares
Diferente de um treino de musculação, no jazzexercise você trabalha as diferentes musculaturas do corpo de forma dinâmica. Fora isso, muitas aulas contam com um momento para treinos de força que, ainda assim, são mais leves, porém focados. Ou seja, você com certeza vai ver mudanças no seu corpo!
Colabora para a perda de peso
Afinal, esse é um exercício aeróbico e tanto! O jazzexercice colabora para a construção de massa magra (mais pesada que a gordura), porém, também estimula a queima de calorias e de gordura em excesso, o que resulta em menos peso, no geral. Aliado a uma alimentação equilibrada, a prática pode fazer toda a diferença no seu plano de emagrecimento.