Continua após publicidade

Mochila de academia: 6 itens que você deveria levar ao treino

Garrafa de água, roupas de treino e fones de ouvido são alguns itens indispensáveis. Saiba como montar a mochila de academia!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 21 nov 2023, 16h23
Veja o que colocar em sua mochila da academia (MixMedia/Getty Images)
Continua após publicidade

Praticar alguma atividade física é fundamental para garantir uma vida saudável. Porém, devido a rotina corrida de muitas pessoas, é impossível manter uma boa frequência de treinos sem ter uma mochila de academia à mão.

A mala é um acessório que ajuda na conciliação das diferentes tarefas, sem precisar voltar para casa e trocar de roupa. Sendo assim, para otimizar o tempo, o ideal é sempre deixá-la organizada na noite anterior, evitando ao máximo o esquecimento de algo que atrapalhe o desenvolvimento das atividades. Pensando nisso, confira a seguir uma lista com alguns itens importantes para montar sua mochila de academia.

O que levar na mochila de academia

1

Roupas confortáveis e tênis adequado

As roupas têm a capacidade de trazer conforto à prática dos exercícios, por isso, pode ser fundamental apostar no modelo ideal de roupa fitness

Continua após a publicidade

Na academia existem diferentes tipos de atividades, porém, geralmente elas envolvem movimentos de impacto, como agachamentos e levantamento de peso. O uso do tênis adequado é indicado para evitar dores no corpo, além de servir para auxiliar na execução dos exercícios.

O ortopedista do Hospital Santa Catarina-Paulista, Rômulo Brasil, alerta que o uso do tênis errado pode causar danos à saúde, incluindo lesões no tornozelo, joelhos e quadris. Assim, é aconselhável buscar informações sobre a peça antes de comprá-la. As características de amortecimento e o solado são alguns exemplos do que é possível analisar ao comprar um tênis.

Além disso, também é recomendado conferir qual o modelo certo para cada prática. Para os treinos de perna, por exemplo, é indicado o uso de tênis com solado plano, por promover  estabilidade, afirma o ortopedista.

2

 

 

Garrafa de água

Continua após a publicidade

A hidratação é fundamental para o funcionamento do metabolismo. Cerca de 60% do corpo humano é composto por água. Durante a prática de atividades físicas, a transpiração aumenta, assim a ingestão de água também precisa ser constante. Esse cuidado pode evitar a desidratação, principalmente, nas estações mais quentes.

A nutricionista Luanna Caramalac revela que “o ideal é a ingestão de 1 ml de água para cada caloria perdida”. Em academias lotadas, a garrafa de água serve como um item essencial, pois pode evitar filas nos bebedouros.

3

Luvas de treino

O uso das luvas de academia é uma sugestão para evitar o surgimento de bolhas e calos nas mãos. A repetição dos exercícios no levantamento de peso pode levar a esses desconfortos, sendo um incômodo para grande parte das mulheres. Além disso, as lesões nas mãos podem atrapalhar a realização de algumas atividades e afetar o rendimento do treino. Por esse motivo, as luvas são indicadas para proporcionar maior segurança e proteção ao pegar os halteres, barras ou aparelhos.

4
Continua após a publicidade

Itens de higiene pessoal

As pessoas que vão da academia para o trabalho ou faculdade costumam tomar banho no local. Nesse caso, é recomendado que a própria pessoa leve sabonete, shampoo e condicionador, por exemplo. Outro item indispensável é o desodorante. Com esses cuidados é possível estar preparado para os compromissos do dia.

Continua após a publicidade
5

Toalha

Esse é outro elemento importante para as pessoas que tomam banho na academia. E mesmo para quem não tem esse hábito, é possível encontrar vantagens em levar toalha para os treinos. Um exemplo é o uso de toalhas de rosto para enxugar o suor, sendo também um cuidado de higiene pessoal.

Continua após a publicidade
6

Fones

Escutar música durante os exercícios pode influenciar na motivação. Dessa forma, o desempenho do treino tende a melhorar. As batidas sonoras ouvidas nos fones tornam o consumo de oxigênio mais eficiente e estimulam o trabalho do coração. Esse foi o resultado encontrado por pesquisadores da Universidade de Brunel, em Londres.

Outro benefício é a diminuição da percepção de dor e fadiga, já que a música tem capacidade de liberar dopamina, hormônio ligado ao prazer e à felicidade. Pensando nisso, os fones de ouvido devem ser lembrados como uma peça importante para garantir a qualidade e o rendimento das atividades na hora de arrumar a mochila para a academia.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.