Sexo antes da competição: melhora ou piora o desempenho?

Sabe aquela ideia de que transar antes de uma prova pode melhorar a performance? Veja o que as pesquisas dizem

Por Redação Boa Forma Atualizado em 8 out 2020, 18h41 - Publicado em 4 nov 2020, 09h00

No mundo fitness, existe a ideia de que o sexo antes da competição esportiva deixa o competidor menos tenso, o que melhora seu desempenho na prova. Mas será que é verdade? Aparentemente, até a ciência não chegou a uma conclusão: há estudos que concordam, mas há também aqueles que discordam da questão. Entenda os dois lados:

Pesquisa 1: sexo antes da competição atrapalha os atletas

Um estudo com 15 atletas, idades entre 20 e 40 anos, revelou que o sexo não tem um efeito positivo sobre a performance física e mental.

Nele, os participantes foram orientados a ficar sem transar nas 24 horas anteriores ao início do experimento. No primeiro dia, na parte da manhã, esses voluntários passaram por um teste de stress na bicicleta ergométrica, por um segundo teste mental à tarde e um último de esforço no início da noite. O objetivo era medir a concentração deles nos diferentes horários. Além disso, amostras de sangue foram colhidas para verificar os níveis de testosterona.

Então foram liberados para voltar para casar e encontrar seus parceiros habituais. No dia seguinte, eles passaram por uma nova bateria de testes e, após os resultados serem avaliados, os pesquisadores concluíram: transar 2 horas antes de um grande evento esportivo não melhora em nada o desempenho físico. E pior, pode prejudicar a capacidade de recuperação dos atletas.

Pesquisa 2: sexo antes da competição não atrapalha o desempenho

Por outro lado, um grupo de cientistas resolveu fazer uma revisão de estudos sobre o assunto. A análise foi publicada no periódico Frontiers in Physiology em junho de 2016, e comparou cerca de 8 pesquisas anteriores sobre o assunto. Como conclusão, mostrou que a atividade sexual pode ser benéfica se feita 10 horas antes da competição e não associada a nenhum hábito considerado ruim para a saúde, como o consumo de bebidas alcóolicas e o tabagismo.

O que isso significa

A própria análise garante. “A esfera sexual é completamente individual, e nesse contexto, atletas devem ser livres para praticá-la da maneira que quiserem”. Isso quer dizer que você não deve abolir o ato antes de participar de alguma prova ou desafio só porque leu por aí que faz mal. Se você sente que o sexo antes da competição irá ajudar, então aposte nele!

Às vezes, transar pode desestressar e desviar seus pensamentos da pressão da competição. Sem contar que traz inúmeros benefícios para corpo e mente. “Alguns estudos já mostraram que fazer sexo regularmente faz você parecer até 10 anos mais jovem”, revela o médico Jacob Teitelbaum.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade