Treinar no frio: 4 mitos e verdades, segundo profissionais

Manter a rotina de atividades físicas nas baixar temperaturas também oferece benefícios para o corpo e a saúde. Veja por que treinar no frio

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h43 - Publicado em 29 Maio 2023, 20h33
Profissionais esclarecem os mitos sobre treinar no frio
Profissionais esclarecem os mitos sobre treinar no frio (gpointstudio/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Definitivamente treinar no frio é um desafio e tanto para muitas pessoas. Afinal, é preciso ter muito foco e disciplina para sair do aconchego de casa para ir à academia movimentar o corpo mesmo diante de um dia nublado, com termômetros apontando temperaturas baixas.

Além disso, a mudança no clima também costuma trazer dúvidas comuns para quem está começando a criar a rotina de atividades físicas, fazendo até mesmo com que algumas delas deixem de se exercitar apenas por falta de conhecimento.

Por esse motivo, os educadores físicos Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, fundador e CEO da Red Fitness, esclareceram quatro principais mitos e verdades sobre treinar no frio. Veja a seguir quais são eles e aproveite para aprender mais e otimizar seus resultados.

4 mitos e verdades sobre treinar no frio

1

Treinar no frio queima mais calorias

Verdade.

“Treinar no frio faz com que a queima de caloria seja maior. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, estimulando a termogênese, a capacidade de queimar calorias para gerar calor”, explica Ronaldo Godoi.

Continua após a publicidade
2

No frio, não precisamos nos hidratar com tanta frequência

Mito.

Segundo Godoi, mesmo na temporada mais gelada do ano é importante seguir com o consumo de líquidos para evitar a desidratação e o ressecamento da pele, principalmente porque o corpo fica mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

“Manter a hidratação do organismo ainda faz com que as células e as funções vitais continuem em operação, evitando tonturas, desmaios e até mesmo estados de confusão mental. A desidratação causa piora no desempenho, além de fadiga, cãibras, superaquecimento do corpo, por exemplo”, ele aponta.

Continua após a publicidade

Os cuidados com a hidratação, de acordo com o profissional, devem seguir as mesmas recomendações que nas estações mais quentes, com a ingestão de 250 ml de água a mais para cada meia hora de exercício.

3

O aquecimento deve ser reforçado nos dias frios

Verdade.

Como explicam os profissionais, a musculatura se contrai nos dias de temperaturas mais baixas, na tentativa de produzir calor, fazendo com que a frequência cardíaca diminuía. O aquecimento, portanto, tem uma função muito importante para relaxar a musculatura.

Continua após a publicidade

“O efeito disso é aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal, além de evitar lesões, orientam os profissionais”, apontam.

4

Melhor treinar menos nos dias frios

Mito.

“É muito importante ter uma rotina, mesmo na estação mais fria do ano, para alcançar os resultados desejados. Vale lembrar que o corpo tem um aproveitamento muito melhor no frio, já que o treino rende mais e reforça o sistema imunológico. Ou seja, vale muito a pena se exercitar no frio”, finaliza Clauber.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.