Treino de força: 6 dicas para otimizar os resultados
O treino de força é uma parte tão importante quanto o aeróbico para a saúde. Veja como se manter sempre motivado na hora de levantar peso
Embora a maioria das pessoas foque mais nos exercícios aeróbicos, o treino de força também é muito importante – e os motivos vão muito além de apenas buscar uma boa aparência ou melhorar o nível de desempenho físico.
De acordo com Samantha Clayton, vice-presidente global de desempenho esportivo e educação física da Herbalife, à medida que envelhecemos, começamos a perder massa muscular naturalmente e nossa densidade óssea começa a diminuir.
“O treinamento de força cria microlesões nos músculos, que se preparam para torná-los mais fortes. É um processo semelhante ao dos ossos, que se fortalecem e são reconstruídos com cálcio quando submetidos à resistência”, revela a treinadora.
A seguir, a profissional lista algumas dicas para se manter motivado e otimizar os resultados em seu treino de força.
Dicas para o treino de força ser bem-sucedido
Começar uma nova rotina de treino pode não ser fácil, especialmente se você não é um atleta. Porém, saiba que seu corpo se adaptará rapidamente aos exercícios e você criará um hábito que poderá manter para o resto da vida. Por isso, quando iniciar o treinamento de força, tenha algumas coisas em mente:
1Desafie-se constantemente
O treino progressivo é importante se você busca uma rotina de construção muscular produtiva. “Portanto, não faça a mesma coisa repetidamente, pois não obterá resultados. Se você levantar o mesmo peso ou realizar o mesmo número de repetições durante cada sessão de exercício, permanecerá igual. Em algum momento, aumente o número de repetições ou coloque mais resistência”, orienta Samantha.
2Trabalhar duro é a chave
Use seu peso corporal como resistência ou levante pesos regularmente, de três a quatro vezes por semana.
Equilibre sua rotina de exercícios
Faça exercícios na parte superior e inferior do corpo para garantir que você mantenha um bom equilíbrio muscular.
Estabeleça dias de descanso
Tire pelo menos um ou dois dias de folga por semana. A partir do momento que você treina demais, você acaba comprometendo sua capacidade de recuperação e começa a regredir.
5Mantenha-se motivado
Considere levar um amigo ou membro da família para se exercitar com você. Também estipule seu sistema de recompensas.
6Dê tempo ao tempo para que os resultados apareçam
Ver o desenvolvimento muscular e ganhar força leva tempo. “A boa notícia é que incorporar pesos em seu programa de exercícios não precisa ser complicado para obter resultados. A consistência é a chave para o sucesso a longo prazo”, finaliza Samantha.