Por que o tamanho do seu prato pode ajudar você a emagrecer

Se você está tentando perder peso, reduzir o tamanho da louça em que come pode ser uma técnica efetiva

Comer alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada ajudam a emagrecer, mas o modo como comemos também influencia – e muito – na perda ou ganho de peso.

E quem nunca “comeu com os olhos”? Rachel Paul, nutricionista americana especializada na alimentação de jovens universitários, compartilha cliques em seu Instagram mostrando alguns truques para quem quer perder peso. Entre eles, o tamanho do prato – sim, isso pode levar você a comer mais… ou menos.

View this post on Instagram

Eating is not just about nutrients – it’s SO psychological! 🍽 🙃 Making it EASY for ourselves to succeed can be really helpful with stick with our health goals 🙌🏼🥗 • • Eating off a slightly smaller plate can make the plate **appear** to be more full, and research shows that we actually can be more satisfied! I’ll take the 9-inch plate please 😋🙋🏻‍♀️Happy Sunday guys!! 💛 • • #collegenutritionist #weightlosshelp #weightlosscommunity #weightlossjourney #weightlosssuccess #weightlosssupport #collegestudent #collegeproblems #graduation #eatthisnotthat #choosethisnotthat #healthyswap #healthyswaps #saladbowl #salade #salada #worklunch

A post shared by Rachel Paul, PhD, RD (@collegenutritionist) on

Como? De acordo com Rachel, o recipiente cheio dá o recado para o cérebro de que a saciedade virá. Se o prato for menor, melhor ainda, já que menos comida será consumida, certo? “É simplesmente um truque”, explica a nutricionista.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

A troca da louça é indicada para quem precisa ou quer emagrecer e pode funcionar mesmo fora de casa, em restaurantes self-service, por exemplo. Só não vale sabotar a si mesma! “Focar muito no fato de estar comendo em um prato menor e, com isso, estar ‘enganando a si mesma’ pode levar por água abaixo o intuito da técnica”, alerta a especialista.

A ciência aprova

Uma nova pesquisa publicada no periódico científico Journal of Association for Consumer Research examinou 56 estudos e constatou que pratos menores podem, sim, fazer você comer menos. Os trabalhos investigaram se o tamanho do recipiente é efetivo para reduzir a ingestão de sobremesas, frutas, refeições completas, snacks… E a conclusão foi que diminuir o tamanho da louça pela metade baixou em 30% a ingestão de alimentos.

Está na luta para eliminar os quilos extras? Converse com sua nutricionista para saber se a tática é indicada para você e como incluí-la no seu dia a dia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s