4 atitudes que fazem seu corpo envelhecer com mais saúde

O endocrinologista Filippo Pedrinola propõe mudanças no dia a dia que vão prolongar seus anos de vida com qualidade

Por Manuela Biz (colaboradora) - Atualizado em 17 fev 2020, 15h01 - Publicado em 6 nov 2017, 01h05

Nosso corpo funciona de um jeito muito parecido com o de um carro: precisamos ser abastecidos com um bom combustível e de cuidados diários para chegar mais longe e melhor. E, assim como você encontra alguns automóveis antigos conservadíssimos e outros, mais novos, detonados e falhando, certas pessoas aparentam ter soprado muito mais velinhas do que realmente fizeram ou apresentam menos energia do que seria o esperado.

“Há um diferença entre nossa idade cronológica, aquela do registro de nascimento, e a biológica. Seu corpo pode envelhecer mais rápido ou devagar, de acordo com as suas escolhas”, explicou o endocrinologista Filippo Pedrinola em sua palestra no evento BOA FORMA Experience, que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, em São Paulo.

Segundo o especialista, existem quatro pilares que merecem atenção especial porque influenciam diretamente nossa saúde e envelhecimento: o emocional, a atividade física o hábito alimentar e a espiritualidade. “Não adianta viver mais tempo só que mal. Estas quatro atitudes vão fazer diferença agora e no futuro”:

Leia mais: Como participar do evento BOA FORMA Experience, em São Paulo

1. Mexa-se mais

Atividades físicas queimam calorias e também liberam a “química da alegria”, diversos neurotransmissores que nos enchem de bem-estar. Por isso, é importante reservar um tempinho do dia para a prática que preferir. “Melhor mesmo é combinar exercícios aeróbicos, que melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, e anaeróbicos, para evitar a perda muscular”, diz o médico.

2. Desacelere

Se você está sempre sob pressão, seu organismo vai reclamar! Hormônios desregulados, gastrite, insônia, ansiedade e doenças de pele são respostas comuns ao stress. No meio da correria, reserve tempo para uma boa noite de sono, um hobby, um filme ou uma corrida. Vale qualquer atividade relaxante que faça você se desligar do que está deixando sua mente inquieta.

Continua após a publicidade

3. Coma melhor

Não é preciso seguir dietas. O segredo é a simplicidade: “Troque comidas embaladas em caixas pelas que têm casca”, diz Filippo. Alimentos naturais mantém a insulina estabilizada (evitando doenças como a diabetes e o acúmulo de gordura) e são benéficos para nossa microbiota, que é essencial para a manter a imunidade sempre em dia.

4. Cuide da sua espiritualidade

Manter uma ligação especial com a família, os amigos e seu propósito de vida é importantíssimo. Você pode encontrar isso em uma crença religiosa ou numa meditação, por exemplo. “O mindfulness veio do budismo e prega a atenção no momento. É um ótimo método para diminuir a ansiedade.”

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

 

Continua após a publicidade
Publicidade