6 sintomas de que seu corpo está com deficiência de magnésio

Você anda tendo mais cãibra, formigamento ou mesmo gripe do que de costume? Fique atenta: pode ser que seu organismo esteja carente desse importante mineral

O magnésio está presente em vários alimentos que a gente ama: amêndoa, abobrinha, cenoura, espinafre, ovos, nozes e frutos do mar são algumas das principais fontes desse importante mineral. No entanto, grande parte da população não consome o nutriente nas doses adequadas – e o resultado são problemas sérios de saúde.

Leia mais: 4 atitudes que fazem seu corpo envelhecer com mais saúde

Confira a seguir alguns dos principais sintomas desse déficit e preste atenção se não é o caso de conversar com seu médico para investigar se está tudo em ordem com seus exames.

1. Sinais de gripe

O mineral atua diretamente na atividade dos leucócitos, responsáveis por manter as defesas do corpo estabilizadas. “Quando está em falta organismo, a pessoa fica mais suscetível a gripes e outras doenças que podem causar fadiga, cansaço, enjoo e perda de apetite”, explica Maria Flávia Sgavioli, nutricionista clínica funcional da Estima Nutrição, em São Paulo.

2. Cãibra

Parte do magnésio que consumimos é estocado nos tecidos com a finalidade de atuar no processo de contração muscular. Se essas reservas começam a ficar escassas, os músculos perdem a capacidade de relaxar e os espasmos involuntários (e dolorosos) aparecem.

Entenda: 15 alimentos que vão ajudar você a dormir melhor

3. Formigamento

Outra responsabilidade desse nutriente é zelar pelo relaxamento das artérias. Quando sua quantidade disponível no organismo é insuficiente, a pressão nos nervos aumenta, causando dormência e formigamento.

4. Convulsões

O magnésio tem efeito calmante sobre o sistema nervoso. “Seu déficit agudo faz com que os nervos percam o controle sobre a atividade muscular, podendo deixar muito excitadas algumas regiões do cérebro e, consequentemente, gerar convulsões”, diz a nutricionista.

5. Problemas no coração

A falta desse mineral também provoca contrações contínuas das artérias coronarianas, o que diminui a quantidade de oxigênio disponível para o principal músculo do corpo. “Outro efeito é a redução da produção de óxido nítrico, que atua no relaxamento dos vasos sanguíneos”, destaca Maria Flávia. Isso faz com que o coração trabalhe com mais esforço, elevando a pressão arterial e causando arritmias cardíacas.

Fique por dentro: As bactérias perigosas que sua toalha de banho abriga

6. Mudanças de humor

O magnésio é essencial para a liberação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e bem-estar. Sua precariedade causa irritabilidade, ansiedade, nervosismo, hiperatividade e insônia. “Caso a deficiência perdure por muito tempo é possível que a pessoa desenvolva depressão e sofra com ataques de pânico”, alerta a especialista.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s