7 passos para transformar maus hábitos em bons aliados

Achou que seria impossível deixar o fast-food de lado? Ou que você nunca gostaria de academia? Para a nossa sorte, esses hábitos podem ser modificados. Você só precisa de algumas adaptações na rotina!

Por mais impossível que pareça começar aquela dieta, incluir mais atividade física na rotina ou até parar de fumar, acredite: você consegue. A parte boa dos hábitos é que com uma dose de força de vontade e de determinação a gente consegue transformá-los – e para o bem! Esse guia prático vai te ajudar a chegar lá:

1. Identifique os hábitos que você deseja mudar
Sim, pense em todas as coisas que você faz, sem perceber, mas que andam prejudicando a sua saúde. Depois, faça uma lista de coisas que você gostaria de mudar. Em seguida, escolha um para se dedicar.

2. O que te motiva a realizar tal hábito?
Depois de identificar o que você deseja mudar, pense quais são as razões que fazem com que você coloque determinada atitude em prática. Exemplo: se está ansiosa, quais são as suas reações? Desconta na comida, rói as unhas? Feito isso, você já pode começar a pensar em alternativas saudáveis para driblar esses problemas.

3. Escolha algo para substituir o hábito
Ao invés de fumar, que tal beber uma água ou praticar um exercício? Essas são apenas duas (das muitas) opções para você experimentar. A ideia é trocar o hábito ruim por algo bom. Assim, a mudança acontece de forma menos dolorosa.

4. Dê adeus os sabotadores 
Se você está tentando diminuir o consumo de fast-food, por exemplo, deve evitar qualquer tipo de situação que envolva comidas gordurosas. O mesmo vale para cigarro, bebida, pouco sono… A escolha é sua!

Veja também: Desafio de 21 dias para transformar a sua vida

5. Visualize a sua mudança
A imaginação, aqui, é uma poderosa arma. Por isso, você deve pensar que parou de fumar e que está se sentindo melhor com a atitude. Ou que está firme na dieta, com o corpo que deseja. Independente do seu objetivo, visualizar a mudança é uma ótima força de atingir o sucesso.

6. Controle o pensamento negativo
“Eu não vou conseguir, eu não vou conseguir”… O refrão em seu cérebro pode afetar seriamente a sua vontade de mudança. Então, quando você se pegar dizendo: “Eu sou gordo” ou “Ninguém gosta de mim”, reformule a frase e substitua por “Estou ficando saudável ” ou “A minha confiança está aumentando”.

7. Um passo de cada vez…
Mudar não é um processo fácil. Você precisa de muita determinação e força de vontade para conseguir seus objetivos. Por isso, dê um passo de cada vez e vá com calma. Na verdade, existe uma teoria de que são necessários 21 dias para que um novo hábito se encaixe definitivamente na rotina. Essa ideia se aplica em todas as áreas da vida humana, desde atitudes simples como conversar com os vizinhos até mudar completamente o seu cardápio ou aderir à uma rotina de exercícios. Resumindo, depois de 21 dias fica mais fácil permanecer firme no objetivo, não importa qual ele seja.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s