Insatisfação no trabalho pode causar problemas de saúde depois dos 40

A gente pode até pensar que não, mas o nosso trabalho entre os 20 e 30 anos pode causar danos para o corpo e a mente nas próximas décadas. Foi o que revelou este novo estudo!

Quantas pessoas que você conhece estão descontentes com o trabalho? Provavelmente muitas. O que poucos desconfiam, porém, é que ficar nessa situação insatisfatória pode causar problemas para a saúde nos anos seguintes. Um novo estudo realizado na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, foi investigar os efeitos da satisfação no trabalho – logo no inicio da carreira – na saúde em longo prazo (ou a falta dela). Os cientistas coletaram dados de 6.432 norte-americanos, com idades entre 14 e 22 anos, com o objetivo de analisar o contentamento com o emprego ao longo dos anos.

Veja também: 8 maneiras (simples) de diminuir a ansiedade no trabalho

Os voluntários foram convidados a avaliar o nível de satisfação com o trabalho considerando as notas: 1 (muito insatisfeito) a  4 (muito satisfeito). Os resultados foram divididos em quatro categorias consistentemente baixa satisfação no trabalho (45%), satisfação consistentemente alta (15%), começou alta, mas caiu (23%), e começou a baixo, mas subiu (17%). Ao atingir 40 anos, o grupo que relatou satisfação consistentemente baixa teve níveis mais elevados de depressão, problemas com o sono e preocupação excessiva, além de pontuação mais baixa nos testes de saúde mental.

E mais: Diminuir 2 horas de trabalho por dia vai aumentar a sua produtividade e te deixar mais feliz

Resultado: a tendência de satisfação no trabalho – para melhor ou pior – tem influência direta sobre a saúde nos próximos anos da sua vida. Por isso, vale repensar se o desgaste do ambiente vale a pena ou não. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s