O que fazer se você machucar a unha do pé

Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo

Por Caroline Randmer (colaboradora) - Atualizado em 24 jul 2018, 10h36 - Publicado em 24 jul 2018, 10h11

1. Aplique pressão

Em caso de sangramento, faça uma leve e contínua pressão na base da unha por aproximadamente cinco minutos. Enquanto isso, eleve o para conter o fluxo.

2. Mergulhe o pé em água

Vale tanto a morna quanto a gelada. “A primeira auxilia na limpeza local enquanto a segunda ajuda no controle da dor”, explica Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Seja qual for sua escolha, o importante é deixar a região submersa por, pelo menos, 10 minutos.

3. Limpe a região

O próximo passo é higienizar o local com água corrente e sabonete comum. “O ideal é evitar antissépticos, pois podem causar irritação em pessoas com maior sensibilidade”, diz Caio.

4. Faça um curativo

Se a unha não tiver caído por completo, não caia na tentação de puxá-la. Apsar de ser um pouco incômodo, deixe-a parcialmente aderida. “Basta cobrir o dedo com uma gaze e fita micropore para garantir a proteção”, ensina o especialista. Também é importante evitar calçados apertados por pelo menos duas semanas.

5. Consulte um médico

Dependendo da situação, você pode precisar de uma vacina antitetânica ou antibiótico. Além disso, vale lembrar que é possível acelerar o crescimento da nova unha com suplementos. “Mas tudo isso só pode ser avaliado por um dermatologista”, conta Caio.

Continua após a publicidade
Publicidade