Vitamina D pode ser a chave para prevenir artrite reumatoide

Por outro lado, ela não é efetiva em quem já tem o problema, aponta estudo britânico

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 21 out 2024, 17h29 - Publicado em 11 dez 2017, 17h51
Mulher tomando sol na piscina
 (anyaberkut/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

A artrite reumatoide é uma doença autoimune em que o sistema imunológico causa inflamações nos tecidos do corpo, especialmente nas articulações. Apesar do nome complicado, a condição é comum: atinge 2 milhões de pessoas só no Brasil. E não pense que é um problema apenas de idosos – para ter ideia, a encrenca pode dar as caras já aos 30 anos.

Leia mais: Artrite muito além das juntas

Mas a ciência vem pesquisando maneiras de evitar essa doença que causa dor, inchaço e vermelhidão nas juntas, além de fadiga e até incapacidade de realizar tarefas do cotidiano, em estágios mais avançados. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, reforçaram um elo que já vem sendo investigado: o de que a vitamina D pode prevenir a artrite reumatoide.

Esse nutriente é um potente regulador do sistema imunológico. Em relação a doenças autoimunes, sabe-se que ele é capaz de acabar com a inflamação. Inclusive, pacientes com esse tipo de artrite costumam apresentar deficiência de vitamina D e, com frequência, precisam suplementá-la.

Entenda: Nem a artrite reumatoide impediu esta mulher de ser uma triatleta

A questão é que, segundo o trabalho britânico, essa medida não é efetiva para quem já tem o problema. “Provavelmente, porque as células imunológicas das articulações desses pacientes já estão comprometidas pela inflamação”, especula Martin Hewison, principal autor do artigo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Já quem ainda não desenvolveu a enfermidade tem muitas vantagens ao manter a vitamina D em níveis adequados. “Nossa pesquisa indica que isso ajuda a prevenir o surgimento de doenças inflamatórias como a artrite reumatoide”, destaca Louisa Jeffery, que também participou do trabalho.

Continua após a publicidade

Fique por dentro: Treino para melhorar a resistência e proteger as articulações

Então, se você tem casos na família ou simplesmente se preocupa em cuidar da sua saúde lá na frente, procure um médico e veja como garantir que sua vitamina D esteja em alta. Aproveite também que o verão está chegando e tome alguns minutos de sol por dia em áreas como braços e pernas. De preferência, evite se expor à radiação das 10 às 16h, horário em que há maior risco de os raios solares causarem queimaduras e até câncer de pele.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.