Continua após publicidade

Como a cafeína pode potencializar os seus treinos de corrida

Os suplementos de cafeína ajudam na concentração, melhoram a força física e a resistência, uma ótima pedida para quem corre

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 22 jun 2022, 18h59 - Publicado em 2 jun 2022, 08h00

Qualquer desculpa para tomar um bom cafezinho… nós aceitamos! E se tiver algum benefício nos nossos treinos, melhor ainda. Muito se fala sobre o uso da cafeína nos famosos pré-treinos, mas sabia que a bebida pode ser super benéfica para os treinos de corrida, especificamente? 

OS BENEFÍCIOS DA CAFEÍNA

O primeiro ponto a notar é que não podemos, hoje, falar em saúde e qualidade de vida sem mencionar a prática regular de exercícios físicos. Mas, para isso, ter ânimo e disposição para treinar é tão importante quanto os treinos em si – é aí que entra o poder da cafeína. 

“Usar um suplemento ou alimento fonte de cafeína pode ser um grande aliado antes de treinar ou praticar uma atividade física, pois ela é um estimulante natural do sistema nervoso, dando motivação e melhorando o rendimento físico”, explica o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.

E tem mais, hein! A cafeína também aumenta a força muscular e melhora a coordenação motora, além de possuir ação termogênica, promovendo a queima de gordura corporal e reduzindo a sensação de fadiga. É por isso que o ingrediente é interessante tanto para treinos aeróbicos quanto anaeróbicos

Continua após a publicidade

“Vale ressaltar que a cafeína também pode ser consumida depois dos treinos”, continua. “Isso porque ela facilita o transporte de glicose do sangue para os músculos, ajudando na recuperação muscular.”

Quer mais motivos para tomar um cafezinho antes (ou depois!) de treinar? 

  • Melhora a atenção e a concentração, pois age como um estimulante cerebral
  • Aumenta a agilidade e a disposição, por diminuir a sensação de fadiga
  • Aumenta a força, a contração muscular e a resistência
  • Melhora a respiração, por estimular a dilatação das vias respiratórias
  • Facilita a queima de gordura nos músculos
  • Emagrece, pois tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e a queima de gordura

Legal, né? Mas vá com calma! Por mais que a cafeína tenha todos esses benefícios, é importante prestar atenção na dose, afinal, o excesso de cafeína também pode gerar malefícios ao corpo, como insônia, ansiedade e até tremores. Para saber a dose ideal para você é importante consultar um médico nutrólogo ou nutricionista. 

“O valor máximo recomendado deste suplemento é de 6 mg por quilo de peso, ou então de 400 mg por dia, o que equivale a 4 xícaras de café forte”, explica o profissional.

Continua após a publicidade

CAFEÍNA E CORRIDA

De acordo com o Dr. Nataniel, já existem estudos que comprovam o que a maioria dos corredores de todas as modalidades já vivenciaram na prática: a cafeína, proveniente tanto de alimentos como de suplementos nutricionais, é uma excelente aliada para a corrida. 

“Nas provas curtas, as vantagens proporcionadas pela ação da cafeína estão ligadas a uma melhora na contração muscular, que se torna mais rápida e eficiente. Já nas corridas mais longas, além da ação positiva no metabolismo muscular, ela pode retardar a percepção da fadiga e reduzir a do esforço ao elevar os níveis de endorfina no corpo”, explica o nutrólogo. 

Mas como aliar a cafeína aos treinos de corrida? Vamos às dicas: 

Continua após a publicidade
1

Não exagere na dose

Como dito anteriormente, é importante seguir a recomendação profissional para o consumo do suplemento. “Existe uma sensibilidade individual à cafeína, ou seja, algumas pessoas experimentam os melhores efeitos esperados e toleram doses mais altas, enquanto outras com doses bem pequenas podem sentir taquicardia, tremores, ansiedade e insônia”, diz o Dr. Nataniel.

2
Continua após a publicidade

Consuma com carboidrato

Mais do que só tomar o cafezinho pré-treino, é importante combinar o suplemento com os elementos corretos para a prática esportiva. O carboidrato é o principal combustível para quem se exercita, já que oferece a energia necessária para o corpo completar as atividades físicas. “Consumir cafeína sem carboidrato aumenta as chances de esgotamento, fazendo o atleta perder desempenho”, esclarece. 

3

Evite o consumo diário

Continua após a publicidade

Parece contraditório, mas a verdade é que o corpo acostuma com os efeitos da cafeína assim como os treinos – por isso que eles precisam mudar de tempos em tempos. Portanto, o ideal é evitar consumir cafeína todos os dias – e reservar o suplemento para os dias de exercícios, assim, ela não perde o efeito no corpo. 

4

Tome na hora certa

Para garantir todos os benefícios do suplemento, o ideal é consumi-lo até 30 minutos antes da prática física. O pico de ação da cafeína acontece entre 30 minutos e 1 hora após a ingestão – ou seja, para garantir que o efeito “bata” durante o treino, é preciso se atentar a esse tempo de efeito. 

Publicidade