Continua após publicidade

Dúvidas sobre o mel: confira mitos e verdades

Profissional esclarece as principais dúvidas sobre o consumo do alimento, como benefícios e forma de armazenar, por exemplo

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 30 abr 2024, 12h08 - Publicado em 30 abr 2024, 12h07
kits de beleza dia das mães
Profissional esclarece algumas dúvidas comuns sobre o mel e seu consumo (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

O mel é um ingrediente muito versátil, sendo usado como uma opção mais saudável e nutritiva para adoçar bebidas, incrementar sobremesas e compor as mais diversas receitas. Contudo, seu consumo ainda gera uma série de dúvidas, como qual a forma correta de armazená-lo, seus benefícios, o que fazer quando o mel cristaliza, entre outras.

Para desmistificar o tema, Daniel Cavalcante, doutor em Tecnologia de Alimentos e CEO da marca Baldoni, esclareceu algumas informações sobre o tema. Confira a seguir!

Dúvidas comuns sobre o mel

Adoçar o café com mel ao invés do açúcar é mais vantajoso à saúde

Verdade. O mel pode ser utilizado como uma opção saudável para adoçar diversas bebidas, como o café, lembrando que o consumo de açúcar refinado é limitado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a 10% do total de calorias diárias.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que o mel é composto por 80% de água e 20% de carboidratos, logo, o consumo excessivo pode impactar na saúde. Portanto, a recomendação é consumir o mel com moderação e buscar orientação de um nutricionista para saber a melhor forma de integrá-lo na rotina.

 

 

Todo mel é igual, o que muda é a embalagem do produto

Mito. Ao comprar mel, é fundamental observar atentamente o rótulo, pesquisar sobre as empresas que o comercializam e verificar a presença do selo de inspeção federal. Isso garante a origem e a qualidade do produto que será adquirido, evitando possíveis riscos à saúde. Infelizmente, há produtos adulterados no mercado contendo substâncias prejudiciais, como pesticidas, antibióticos, fungicidas e metais pesados, cujo consumo pode causar alergias, intoxicação e até consequências mais graves a longo prazo.

Apesar de ter sido por muito tempo tratado como um alimento sem variedade ou classificações, é importante destacar que nem todo mel é igual. A classificação por floradas, por exemplo, permite que os méis apresentem características únicas como viscosidade, consistência, cor, aroma e tempo de cristalização.

 

 

O mel traz diversos benefícios à saúde

Verdade. O mel é rico em vitaminas e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio, que melhora a saúde do coração e colesterol, além de aumentar as defesas do corpo e diminuir os triglicerídeos. A literatura científica ainda relata vantagens do consumo do mel para a saúde cognitiva.

Continua após a publicidade

 

 

O melhor local para guardar o mel é na geladeira

Continua após a publicidade

Mito. Se a preferência em consumir o mel é na sua forma líquida, o local mais apropriado para armazenar o mel deve ser na despensa ou armário, em temperatura ambiente, protegido da luz e umidade para que não cristalize.  Temperaturas baixas fazem com que suas moléculas se quebrem, transformando-os em pequenos cristais. Contudo, esse processo não interfere nas suas propriedades nutricionais. Consumir o mel no estado líquido ou sólido é da preferência de cada pessoa.

 

 

O mel cristalizado é impróprio para o consumo

Mito. Apesar de bem armazenado, é comum encontrar pequenos cristais no mel, o que pode dificultar sua retirada da embalagem. No entanto, isso não indica que o mel estragou ou que seja de qualidade inferior. A cristalização é um processo natural e um dos fatores que evidenciam a autenticidade do alimento, preservando suas propriedades e nutrientes. Confira, ainda, dicas simples para descristalizar o mel:

  • Para que o mel cristalizado se torne viscoso novamente, basta aquecer a água em uma panela grande o suficiente para imergir a embalagem toda, deixando apenas a tampa para fora. Desligue o fogo quando a temperatura da água chegar em 45ºC;
  • Importante: não ferva a água. A temperatura deve ser suficiente para manter a mão por 5 segundos dentro da água;
  • Deixe a embalagem por tempo suficiente para que os cristais se dissolvam. Se necessário, reaqueça a água;
  • Não coloque no micro-ondas. Isso pode fazer com que o mel perca suas propriedades nutricionais.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.