Continua após publicidade

Mastigação correta: como a mastigação impacta o corpo inteiro

Veja também se é indicado beber durante as refeições

Por Victoria Theonila
3 jul 2023, 08h08

Você já se perguntou como a mastigação correta dos alimentos pode impactar dentro do nosso corpo? Ao triturar os alimentos, a mastigação faz toda a diferença na digestão e consequentemente na saúde do organismo. “Sua saúde começa pela boca. Tudo que ingerimos serve de fonte de energia e base para vivermos melhor. A mastigação correta é imprescindível para o bom funcionamento dos órgãos e manutenção de uma rotina saudável”, explica a dentista Fabiana Lisboa.

O QUE ACONTECE QUANDO NÃO FAZEMOS A MASTIGAÇÃO CORRETA

  • problemas no sistema gastrointestinal

A mastigação feita de forma incorreta pode impactar diretamente na saúde do nosso estômago, impedindo que o suco gástrico cumpra a função dele, que é cortar o alimento em partículas ainda menores. “Com isso, o alimento acaba ficando no estômago por muito mais tempo e isso pode causar refluxo no estômago”, diz a dentista Patrícia Almeida. “A pessoa que não mastiga corretamente também pode ter problemas no intestino, dor de estômago e até gastrite, aumentando assim a produção de suco gástrico”, completa.

  • falha no aviso da saciedade

“Comer extremamente rápido, ignorando quantas vezes o alimento foi devidamente mastigado e triturado dentro da boca, impacta principalmente na sensação de saciedade e consequentemente na digestão, tornando-a mais lenta”, aponta a nutricionista Maiara Souza. “Isso também acaba causando mais gases, já que maiores pedaços de comida vão passar pelo estômago e depois pelo intestino, tornando o processo mais lento e trabalhoso. 

OS BENEFÍCIOS DA MASTIGAÇÃO CORRETA

  • Maior sensação de saciedade
  • Boa digestão, com a ausência de gases ou arrotos 
  • Melhor absorção de nutrientes
  • Ajuda na manutenção do peso
  • Bom funcionamento do estômago

Além dos dentes, outro fator que influencia na mastigação é a quantidade de saliva que produzimos para essa fase. “Neste momento, nossa saliva fica mais ácida e também ajuda para que o alimento seja triturado de forma mais fácil. Ela é responsável também por ajudar na formação do bolo alimentar, fazendo assim com que o alimento não fique muito seco ao ser engolido”, conta a dentista Patrícia Almeida. 

Podemos ingerir líquidos durante a alimentação?

Entre os profissionais, existem diferentes linhas de pensamento quanto à ingestão de líquidos durante a refeição, tornando o tema polêmico.

Continua após a publicidade

“Ainda não existem evidências científicas conclusivas sobre essa questão, uma vez que alguns profissionais indicam suspender a ingestão de líquidos, afirmando que isso pode dificultar a quebra de moléculas, deixando a digestão menos eficiente e até sobrecarregando o intestino. No entanto, outros defendem que a hidratação é fundamental para o funcionamento do sistema digestivo”, explica Lisboa.

“Não podemos esquecer que cada indivíduo é único e tem necessidades digestivas diferentes, então em algumas pessoas o líquido pode causar desconforto ou sintomas de refluxo e em outras não. Portanto, a orientação pode variar de acordo com o quadro clínico de cada um”, finaliza a dentista. 

.

DICAS PARA MASTIGAR MELHOR

Almeida e Souza indicam que no momento das refeições as pessoas passem a procurar prestar atenção no que está sendo consumido, sentindo o gosto, a textura e o cheiro do alimento. Apesar de parecer um processo simples na teoria, na prática pode ser mais trabalhoso, principalmente pensando em uma rotina corrida. “Já que estamos constantemente com o smartphone na mão, minha dica é colocar um cronômetro, a fim de prestar atenção na velocidade com que você está comendo”, diz Souza.

Publicidade