A ordem certa de usar xampu, condicionador e máscara no banho

Entenda como a sequência com que você usa os produtos interfere nos cuidados do seu cabelo

Por Camila Neves (Colaboradora) - Atualizado em 7 fev 2018, 15h31 - Publicado em 6 fev 2018, 18h42

O xampu é o primeiro na lista do ritual diário de beauté, é claro. Ele tem um papel fundamental na lavagem capilar, já que abre as cutículas e higieniza profundamente os fios, facilitando a absorção dos tratamentos que vêm em seguida. “Existem duas principais texturas de xampu: os perolados, mais hidratantes e nutritivos, e os transparentes, indicados para uma limpeza mais profunda”, compara Renata Dios, do Spa Dios, em São Paulo.

Você já sabe, mas vale repetir: suavidade é palavra-chave para uma boa lavagem. “A dica é massagear com a ponta dos dedos — e não com as unhas — para não machucar”, orienta Renata. Mais: evite ao máximo esfregar as mechas, prática que contribuir para o frizz e o ressecamento.

Fios com cutícula aberta absorvem facilmente as propriedades da máscara, que deve ser aplicada logo depois do xampu no seu ritual. Há um número sem fim de opções no mercado: as que hidratam, nutrem, reparam, amaciam, repõem as proteínas necessárias para manter a saúde capilar… “Cada uma tem uma função especial, normalmente indicada caso a caso, após avaliação personalizada”, lembra Renata Dios.

O último e definitivo passo é selar as cutículas com um bom condicionador. Além de manter o tratamento interno e recuperar a maciez pós-lavagem, o produto ajuda — e muito! — no desembaraço depois do banho. Pontas secas pedem produtos mais emolientes com proteínas da seda, gérmen de trigo, óleo de amêndoa e macadâmia na fórmula. Já o cabelo mais oleoso se dá melhor com ativos naturais como aloe vera e alecrim.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Dica final: tanto máscara quanto condicionador devem ser bem enxaguados e aplicados apenas a partir da altura das orelhas em direção às pontas para não deixar os fios com aspecto pesado.

Continua após a publicidade
Publicidade