Como cuidar do cabelo depois da malhação

Com alguns truques básicos você impede o suor de detonar a aparência dos seus fios

Por Abril Branded Content 21 nov 2017, 12h20

Quem malha sabe que, ao final de cada treino ou aula, o visual do cabelo pode ficar completamente detonado. Se você se preocupa com a beleza e a saúde dos fios em todos os momentos do seu dia, saiba que é possível manter a aparência bem cuidada mesmo depois da atividade física.

O segredo está em adotar medidas conforme o nível de transpiração que ocorre em cada prática. O pH ácido do suor costuma agredir as cutículas dos fios. Como é um fluido composto de sal, em contato com o cabelo, provoca ressecamento e perda de nutrientes importantes.

Mas além de uma boa ducha, há outras formas de neutralizar suas consequências no período pós-exercício. As dicas são determinadas pelas faixas de ritmo da atividade escolhida, veja só:

• Ritmo baixo: pilates, caminhada, musculação

Como são atividades teoricamente mais tranquilas, dificilmente há excesso de transpiração e cabelo empapado. Para as garotas megaocupadas, que emendam a atividade física com o trabalho, faculdade ou outro compromisso, lavar a cabeça na sequência nem sempre é possível. Sorte que dá para aguentar até o fim do dia, no maior estilo. Em vez de deixar o cabelo solto (lembre-se de que o mínimo de suor faz com que sujeiras presentes no ar sejam fixadas), vale fazer uma trança. Fios encaracolados recuperam a textura se você fizer duas tranças, prendê-las no estilo princesa Leia, de Star Wars, soltá-las depois de algum tempo e, ao final, usar o creme para pentear para modelar os cachos.

• Ritmo médio-alto: dança, yoga, demais atividades do tipo

Antes de sair da academia, passe um pouco de creme para pentear no comprimento dos fios e experimente fazer uma trança lateral, um coque solto ou um rabo de cavalo no alto da cabeça, tomando o cuidado de não usar elásticos muito apertados – o creme age na proteção do cabelo, já que a umidade do suor pode enfraquecer e partir os fios.

• Ritmo elevado: spinning, crossfit, hit

Mulheres de cabelo volumoso, crespo ou encaracolado podem ficar estilosas e protegerem os fios usando uma faixa ou um turbante de tecidos que absorvem o suor, como o algodão. Isso ajuda a mantê-los livres de oleosidade até a lavagem.

Continua após a publicidade

Fique de olho

Composto de água, ureia, ácido úrico e cloreto de sódio, o suor pode resultar em doenças e queda capilar devido à proliferação de bactérias e fungos. Isso sem falar no odor desagradável, né? Por isso, é bom não ficar muito tempo sem lavar o cabelo depois do treino.

A prática constante de atividade física exige maior capricho na lavagem. Dependendo da quantidade de suor, não deixe de repetir a dose de xampu para eliminar todo o acúmulo de sujeira e gordura, sempre tomando o cuidado de enxaguar bem.

Nessas horas, o condicionador é fundamental para dar maleabilidade e desembaraçar os fios. E como a transpiração aumenta o risco de ressecamento e opacidade capilar, a aplicação de creme de tratamento uma ou duas vezes por semana, conforme a sua frequência de malhação, ajuda a hidratar, elimina o arrepiado, sela as pontas duplas e dá brilho.

Aposta certeira

Por apresentarem queratina hidrolisada na fórmula, os produtos da linha Neutrox Clássico são ótimas alternativas para mulheres que praticam exercícios físicos constantemente, uma vez que promovem hidratação intensa nos fios.

O xampu, o condicionador, o creme para pentear e o creme de tratamento da linha ainda potencializam o brilho, dão maciez, desembaraçam e impedem o surgimento de pontas duplas.

Destaque especial para o xampu, que além de limpar, hidrata seletivamente os fios ao mesmo tempo, preparando os cabelos para o uso dos demais itens da linha.

Continua após a publicidade
Publicidade