Home Office saudável, com Bianca Vilela A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios para melhorar a saúde no trabalho ou durante o home office

Por que você deveria apostar nos treinos de força

"Trabalho com treinamento físico desde 1998 e defendo os benefícios dos exercícios de força, como a musculação, com unhas e dentes". Entenda!

Por Bianca Vilela Atualizado em 20 Maio 2021, 18h48 - Publicado em 28 Maio 2021, 09h00

Trabalho com treinamento físico há muitos anos, mais precisamente desde 1998, e defendo os benefícios dos exercícios de força, como a musculação, com unhas e dentes, já que eles são a base para qualquer esporte e para uma vida livre de dores. E quer saber? Se antes o termo “dores nas costas” já fazia parte do dia a dia de tantas pessoas, hoje posso afirmar que praticamente qualquer um tem vivido com uma dorzinha, não é verdade?

Diante de mais de um ano tendo a vida profissional revirada de cabeça para baixo, não podemos deixar de falar nas lesões relacionadas ao trabalho e dores crônicas, temas-chave em minhas palestras. 

Mas como diriam nossas amadas avós, tudo nesta vida tem jeito! Saiba que o treinamento resistido pode ser um grande aliado, pois é fundamental para manter a força muscular, a aptidão cardiorrespiratória, o equilíbrio e a longevidade metabólica.

As academias já reabriram, eu mesma já retornei aos treinos, seguindo todos os protocolos de segurança, afinal os exercícios de força são os melhores antídotos para os desconfortos corporais, causados pelas posturas repetitivas do home office. Mas claro que eu respeito quem ainda não está seguro para retomar a atividade nas academias. E saiba que os treinos realizados em casa, com o peso do próprio corpo (calistenia), pesinhos e fitas elásticas podem te dar um efeito semelhante.

De quebra, a musculação é eficaz para a perda de peso, já que promove um gasto calórico elevado quando realizada em alta intensidade ou como treinamento de longa duração. 

Temos 02 cenários para exemplificar esta potência metabólica:

Continua após a publicidade

  • Treinos com muita carga e poucas repetições (devemos lembrar que estes são apenas para praticantes avançados, para que não ocorram lesões ou demais problemas de saúde);
  • Treinos com pouca carga e muitas repetições. Existem formas diferentes de trabalhar esta modalidade, inclusive com séries em tempos marcados (30 segundos, 1 minuto e por aí vai).

Treinos de força são bons em todas a idades

Na minha opinião como fisiologista, o seu principal benefício está relacionado ao ganho de massa muscular. Afinal, quanto mais músculo, melhor e mais rápido será seu metabolismo. Por esse motivo, pessoas idosas podem ter um metabolismo mais ativo que um jovem de 20 anos! Precisamos colocar na cabeça de uma vez por todas que viveremos mais de 100 anos e, por isso, a necessidade real de manter o organismo em dia, já que nossa qualidade de vida tem correlação direta com o funcionamento do nosso metabolismo!

E por falar em idosos? Acho que todos já tiveram um tio ou avó que caiu no banheiro e fraturou o fêmur (osso mais duro do corpo!) e sabe por qual motivo? Falta de força nos músculos e também osteoporose.

Pois bem, a musculação ajuda nestes 2 problemas: melhora a força para que a pessoa não sofra quedas e reduz a chance de desenvolver osteoporose, por meio de um processo denominado efeito “pizoelétrico”. A sobrecarga gerada pelo exercício acarretará neste maravilhoso fenômeno, onde a energia mecânica se transforma em energia elétrica no sistema musculoesquelético, favorecendo a entrada de íons de cálcio no osso.

Etapas

Recomendo praticar musculação, ou exercícios similares como os citados acima, pelo menos três vezes por semana. Mas existe um segredinho de especialista! Não permaneça eternamente com o mesmo treino, você precisa variá-lo entre 03 fases:

  • Resistência muscular: pouca carga e mais repetições;
  • Hipertrofia: gradualmente vá aumentando a carga e diminuindo as repetições;
  • Força: siga progredindo na carga e reduzindo ainda mais o número de repetições (existem treinos intensos de força com apenas 01 repetição). Recomendo o treinamento de força sempre acompanhado de um profissional de educação física qualificado.

Benefícios dos treinos de força

E para te convencer definitivamente que a musculação deve te acompanhar por toda vida, aqui vão outros insights:

  • Melhora a postura corporal: chega de ombros caídos! Os músculos das costas manterão a sua postura altiva e saudável. Além disso, as dores e desconfortos posturais passarão bem longe de você, bom demais, não é?;
  • Manutenção do peso saudável: um sonho realizável para os adeptos da modalidade;
  • Manutenção do metabolismo: ele fica “aceso” por até 24 horas após o treino. Isso pouca gente sabe!;
  • Combate problemas emocionais: por promover a liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir os sintomas de ansiedade e, até mesmo, combater a depressão;
  • Diminui o risco de doenças metabólicas: como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol.

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma, fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial.

Continua após a publicidade

Publicidade