Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Chá de hibisco causa infertilidade?

Por Gabriel Moliterne
15 dez 2024, 08h00
chá de hibisco causa infertilidade
Chá de hibisco causa infertilidade? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O hibisco é uma planta nativa de regiões tropicais e subtropicais, com flores pertencente à família Malvaceae, que inclui cerca de 300 espécies, de cores vibrantes, como vermelho, rosa, amarelo e branco, amplamente conhecida por suas propriedades medicinais e como ingrediente de chás, sucos e outros alimentos.

Ele é originário da Ásia, mas cultivado em diversas partes do mundo, sendo a Hibiscus sabdariffa a espécie mais comum usada para fazer chá.

Quais os benefícios do chá de hibisco à saúde?

O chá de hibisco é popular devido aos seus benefícios potenciais para a saúde. Ele pode auxiliar na redução da pressão arterial, sendo útil para quem sofre de hipertensão.

O hibisco contém antioxidantes como antocianinas e flavonoides, que podem ajudar a combater os radicais livres, protegendo as células do corpo contra o estresse oxidativo e promover a saúde cardiovascular.

Além disso, o chá pode ter propriedades anti-inflamatórias e ser útil no controle do colesterol, contribuindo para a redução dos níveis de LDL (ruim) e aumento do HDL (bom). Também pode ser um grande aliado para o controle da glicemia. O consumo de chá de hibisco ainda pode aumentar a produção de urina, auxiliando na eliminação de toxinas.

Continua após a publicidade

Chá de hibisco pode causar infertilidade?

Não há evidências científicas robustas que comprovem que o consumo moderado de chá de hibisco cause infertilidade em humanos. No entanto, alguns estudos preliminares em animais sugerem que doses muito elevadas podem ter efeitos sobre os níveis hormonais e a fertilidade, mas esses resultados não foram confirmados em estudos clínicos com humanos.

É fundamental ressaltar que o excesso de qualquer substância, mesmo de origem natural, pode causar efeitos adversos.

Respondido por:

Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin de SP.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.