Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Existem suplementos que fazem bem aos ossos e articulações?

Por PATRÍCIA FRANÇA
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 27 out 2022, 10h00
"health" escrito com pílulas
 (Miguel Á. Padriñán/Pexels)
Continua após publicidade

Quando pensamos em suplementos para melhorar a qualidade, densidade e integridade dos nossos ossos e articulações, imaginamos uma pessoa idosa e com pouco mobilidade. O que atualmente sabemos é que existe, globalmente, um envelhecimento populacional com aumento na expectativa média de vida que requerem cuidados nutricionais e aporte de suplementos para minimizar a perda de massa óssea.

Com o envelhecimento ocorre sim um desgaste das articulações e mudanças no tecido conjuntivo, mas essa não é a única condição relacionada a perda da mobilidade articular e fragilidade óssea. Atividade física de alto impacto nas articulações, praticados de forma incorreta e sem orientação adequada, sobrepeso, sedentarismo e menopausa também estão associados a doenças osteoarticulares, e que não estão relacionados necessariamente com a idade cronológica e sim com estilo de vida.

Naturalmente nosso organismo apresenta mecanismos de construção e degradação cartilaginosa de forma equilibrada e a partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, a densidade dos ossos começa a diminuir em homens e mulheres e conforme o estilo de vida e o envelhecimento natural, isso se acelera.

Os ossos são estruturas importantes para sustentar o nosso corpo, promover a nossa locomoção, proteger contra lesões e funcionarem como armazenadores de cálcio, sódio, fósforo e células sanguíneas.

Portanto, a saúde óssea é um assunto de extrema importância, não importando a idade da pessoa. Manter-se ativo em qualquer fase da vida requer adotar hábitos saudáveis e utilizar suplementos que atuem auxiliando na força, resistência e densidade mineral óssea como o Osteosil®, uma associação inteligente de dois minerais, fósforo e silício, que são importantes na composição e integridade articular pois atuam aumentando a produção de colágeno, modulam magnésio, cálcio, zinco e cobre que estão envolvidos diretamente na melhor fixação e absorção do cálcio além de aumentar as concentrações de ácido hialurônico, outro grande constituinte da matriz óssea e saúde articular.

Continua após a publicidade

Uma boa associação de Osteosil® com vitamina D, por exemplo, já fará uma grande diferença, pois muito se fala do cálcio para os ossos e articulações, mas não adianta termos altas concentrações desse mineral se o seu organismo não possuir quantidades ideais de vitamina D para absorver o cálcio. Não esqueça que somente suplementar vitamina D não será suficiente pois será necessário exposição aos raios solares para ocorrer a sua produção.

Podemos também associar vitamina K, na forma de K2MK7, que será importante para melhorar a fixação do cálcio na chamada massa óssea, assim como outros suplementos importantes como o magnésio que também atua auxiliando a formação óssea e ativação da vitamina D e o colágeno hidrolisado ou do tipo 2 que atua contribuindo no aumento da densidade mineral óssea e proteção da cartilagem articular

 

Respondido por:

PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.