Tem como acelerar a cicatrização de um machucado?
Vários fatores podem influenciar na velocidade de cicatrização, entre eles, a idade, estado de saúde geral, presença de doenças crônicas (como diabetes), nutrição adequada e até mesmo a localização da ferida.
Manter uma boa higiene, evitar fatores que possam retardar a cicatrização (como tabagismo) e seguir as orientações médicas são formas de promover um processo mais rápido. Manter a região bem higienizada auxilia no processo de cicatrização, assim como o uso de curativos em alguns casos.
Por meio do atendimento médico, é possível lançar mão de técnicas como a aproximação das bordas da pele, em caso de cortes, geralmente feita por meio de sutura.
Há também alguns produtos tópicos que podem auxiliar na cicatrização de feridas. Antissépticos suaves, pomadas com agentes cicatrizantes (como o dexpanthenol) e alguns tipos de curativos podem ser recomendados por profissionais de saúde.
Vale lembrar que alimentos ricos em vitamina C, zinco e proteínas desempenham um papel fundamental na cicatrização. Frutas cítricas, carne magra, peixes, ovos e legumes são exemplos. Ou seja, ter uma dieta equilibrada e beber bastante água são outras medidas que contribuem para o processo de cicatrização
Se necessário, suplementos podem ser indicados, mas é crucial buscar um profissional de saúde para orientações personalizadas, principalmente antes de iniciar qualquer suplementação.
QUANDO SE PREOCUPAR COM UM MACHUCADO?
É aconselhável procurar atendimento médico se a ferida não mostrar sinais de melhora após alguns dias de cuidados caseiros, se houver sinais de infecção (como vermelhidão, inchaço, dor intensa, pus) ou se a pessoa tiver condições de saúde que possam comprometer a cicatrização.
Dr. Lucas Miranda, médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e fundador da Clínica Lucas Miranda em BH (MG). Instagram: @drlucasmiranda.dermato